Um Clique para a Ciência: A Fotografia Científica na Experimentação Investigativa em Aulas de Química
Palavras-chave:
Fotografia, Investigação, QuímicaResumo
A fotografia pode ser utilizada como meio eficaz para a observação e o registro de fenômenos, principalmente em atividades experimentais. Neste trabalho se buscou investigar o papel da Fotografia Científica como suporte em experimentos de Química, com o intuito de utilizar novos recursos para o ensino regular de Ciências. Dentre as metodologias de ensino, o “ensino por investigação” pode ser uma boa possibilidade para as aulas experimentais de Ciências e Química. Em meio aos fundamentos teóricos dessa metodologia, destaca-se a elaboração de uma situação-problema, na qual a fotografia científica se revela como um instrumento para o aprimoramento da observação e do registro, que leve à solução do problema inicialmente proposto. A fotografia pode ser considerada como recurso valioso para os procedimentos de ensino-aprendizagem de conceitos e de linguagens científicas e químicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-10-07
Como Citar
Vogt, C. F. G., & Cunha, M. B. da. (2019). Um Clique para a Ciência: A Fotografia Científica na Experimentação Investigativa em Aulas de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 90–97. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2315
Edição
Seção
Especial - ENEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.