A Democratização Racial na Educação Ambiental: O Olhar Sobre a Terra Negra nos Ajuda a Salvar o Planeta

Autores

  • Lincoln Fernandes de Araújo Rosa Universidade Federal Fluminense
  • Marcia Narcizo Borges Universidade Federal Fluminense
  • Maura Ventura Chinelli Universidade Federal Fluminense

Resumo

Sob a necessidade de transformação de um Ensino de Química que ainda valoriza conteúdos e narrativas que tratam de temas oriundos da cultura europeia e norte-americana e visando ao cumprimento da Lei 11.645/2008, o presente trabalho relata a aplicação de uma atividade escolar que teve por objetivo tratar do ensino de Química Ambiental de modo a problematizar as relações assimétricas existentes entre a poluição do ar observada em cidades da África Subsaariana e os níveis de desenvolvimento social e tecnológico disponíveis às populações locais. Para este fim são expressados uma abordagem do combate à poluição atmosférica e uma reflexão sobre as condições em que se dá a exploração de reservas minerais que são parte da riqueza natural dessa região. Fundamentada na pedagogia Histórico-Crítica, a intervenção pedagógica relatada, desenvolvida em um colégio estadual do município de São Gonçalo/RJ, foi pautada em um viés questionador que gerou debate e reflexão sobre o potencial e a importância dos povos africanos para o desenvolvimento sustentável a nível global, utilizando elementos pedagógicos tais como o diálogo e a produção textual para trabalhar o empoderamento dos alunos. Esta estratégia deu espaço para o desenvolvimento e a apresentação de narrativas africanas dentro da aprendizagem de Química Ambiental, permitindo que os alunos aprendessem conceitos químicos de maneira efetiva e pudessem se reconhecer nos exemplos citados, fazendo correlações com sua própria vivência.

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Publicado

2021-12-26

Como Citar

Fernandes de Araújo Rosa, L., Borges , M. N., & Ventura Chinelli, M. (2021). A Democratização Racial na Educação Ambiental: O Olhar Sobre a Terra Negra nos Ajuda a Salvar o Planeta. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(2), 133–152. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4086