Diversidade, Fronteira e Epistemologias do Sul na Educação do Campo

Autores

  • Caetano De Carli Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

Palavras-chave:

Educação do campo, Epistemologias do sul, Diversidade

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir teoricamente sobre como as perspectivas pós-coloniais, notadamente os conceitos de diversidade, fronteira e epistemologias do sul, podem ser trabalhadas a partir da realidade e da reflexão teórica da educação do campo. Apesar de se tratar de um artigo teórico, esse debate está conectado a uma série de ações na área da educação do campo e da extensão rural que vêm sendo realizadas a partir do grupo de pesquisa Curupiras: Colonialidades e Outras Epistemologias e do Fórum de Desenvolvimento Local do Agreste de Pernambuco em comunidades camponesas e quilombolas da região. Pensamos que essa reflexão teórica pode contribuir para uma caracterizão ampla e plural do território campo e dos saberes do campo, refletindo sobre até que ponto a educação pode ser considerada um ato de colonização, até que ponto pode ser considerada uma prática libertadora

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caetano De Carli, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)Doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais,Universidade de Coimbra

Referências

II ENERA. MST –Setor de Educação (Org.). II Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária. Luziânia, DF, 2015.

ANDRADE, Bruno, DE CARLI, Caetano; e DINIZ, Bruno. O fim do Escravismo e o Escravismo sem Fim. Colonialidade, Direito e Emancipação Social no Brasil. Direito y Práxis. Vol 6, n. 10, Rio de Janeiro, 2015.

ARROYO, M.G.; CALDART, R.S.& MOLINA, M.C.(Orgs..) Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

ARROYO, Miguel. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Em: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli e MOLINA, Mônica C. Por uma Educação no Campo. Editora Vozes, 4ª edição. Petrópolis. 2004.

ARROYO, Miguel. Diversidade. Em: CALDART, Roseli (et all) (org). Dicionário da Educação do Campo. Editora Expressão Popular. 2012

BHABHA, Homi. “A Outra Questão. O Esteriótipo, a Descriminação e o Discurso do Colonialismo. Em Bhabha, Homi. O Local da Cultura. UFMG, 1999.

BURAWOY, Michael “The Extend Case Method”. Sociological Theory 16:1 March Berkeley. 1998

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar. 2016.

CASANOVA, Pablo González. “Colonialismo Interno”. Em Casanova, Pablo González. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007.

CALDART, Roseli e MOLINA, Mônica C. Por uma Educação no Campo. Editora Vozes, 4ª edição. Petrópolis. 2004.

CALDART, Roseli. A Escola do Campo em Movimento. Em: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli e MOLINA, Mônica C. Por uma Educação no Campo. Editora Vozes, 4ª edição. Petrópolis. 2004

CALDART, Roseli. Sobre Educação no Campo em: SANTOS, Clarice (org.) Por uma Educação do Campo. Campo –Políticas Públicas Educação. INCRA/MDA. Brasília, 2008.

DE CARLI, Caetano. Sonhos de Abril – Luta pela terra e a reforma agrária no Brasil e em Portugal. Os casos de Eldorado dos Carajás e Baleizão. Tese de Doutorado. Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2014.

DE CARLI, Caetano, ANTUNES, Thiago e SILVA, Iago. Sete pontos para se Pensar a Educação do Campo. Anais do I Seminário Internacional Curupiras Diversidade de Saberes para Alternativas Sociais. Vol 1. Recife, 2016.

EISENBERG, Peter L. (1970) Modernização sem mudança a indústria açucareira em Pernambuco: 1840-1910. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Campinas: UNICAMP.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Diretriz de uma Caminhada, em: ARROYO, Miguel G., CALDART, Roseli, MOLINA, Mônica C. (Org.) Por uma Educação do Campo. 4ª. Edição, Petrópolis. Vozes, 2009. P. 133-146

FERNANDES, Bernardo M. (2013) “Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial” in Stédile, João Pedro (Org.) A Questão Agrária no Brasil – volume 8: Debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 173-238.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 4ª. Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 6ª edição. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão? 8a. Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1983.

GILROY, Paul O Atlântico Negro. Editora 34. 2001

GRAMSCI. Antônio. Cadernos do Cárcere (vol. 2: os intelectuais. O Princípio Educativo. Jornalismo). 4ª edição. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 2006.

HALL, Stuart. A identidade em Questão em:A identidade Cultural da pós-modernidade. V. 11, DP&A, 2006.FANON, Franz. Os Condenados da Terra, Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 1968 Capítulo 1 DA Violência 23-85

HESPANHA, Pedro (1984) “Marx contra os camponeses?” Revista Crítica de

Ciências Sociais. 13, 86-89.

LEITE, S.C. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez. 1999.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 7ª. Edição. Vozes, Petrópolis, 1985. P.5-67.

MARX, Karl. (1984). O 18 de Brumário de Louis Bonaparte. Lisboa: Edições

Avante. Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/marx/1852/brumario/index.htm.

MARICATO, Erminia. O Impasse da política urbana no Brasil. Editora Vozes. RJ. 2011.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. (2013) “Os indícios do agravamento da concentração da terra no Brasil no período recente” in Stédile, João P. (Org.) A Questão Agrária no Brasil – volume 7: o debate na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 103-172.

QUIJANO, Anibal. “Colonialidade do Poder e Classificação Social”. Em Santos, Boaventura e Meneses, Maria Paula (org). Epistemologias do Sul. Almedina. Coimbra, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para Além do Pensamento Abissal: Das Linhas Globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78. Coimbra. 2007 3-46.

SANTOS, Boaventura de Sousa. “Os Conflitos Urbanos no Recife: O Caso Skylab” Revista Crítica de Ciências Sociais. 11, 10-60. 1983.

SANTOS, Boaventura de Sousa (2002) “Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências” Revista Crítica de Ciências Sociais. 63, 237-280.

SANTOS, Boaventura de Sousa “Entre o Próspero e o Caliban”. Novos Estudos, 66. 2003

SANTOS, Boaventura de Sousa (2003) "Poderá o direito ser emancipatório?" Revista Crítica de Ciências Sociais. 65, 3-76.

SANTOS, Boaventura de Sousa; Meneses, Maria Paula; Nunes, João Arriscado (2004) “Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo” in Santos, Boaventura de Sousa (Org.) Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Porto: Edições Afrontamento, 19-101.

SAUER, Sérgio (2013) “Reflexões esparsas sobre a questão agrária e a demanda por terra no século XXI” in Stédile, João Pedro (Org.) A Questão Agrária no Brasil – volume 8: Debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 167-188.

STÉDILE, João Pedro (Org.) (1994) A Questão Agrária Hoje. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS.

STÉDILE, João Pedro (Org.) (2005a) A Questão Agrária no Brasil – volume 1: O debate tradicional: 1500 – 1960. São Paulo: Expressão Popular.

STÉDILE, João Pedro (Org.) (2005b) A Questão Agrária no Brasil – volume 3: Programas de Reforma Agrária: 1946-2003. São Paulo: Expressão Popular.

STÉDILE, João Pedro (2013) “Tendência do Capital na Agricultura” in Stédile, João PEDRO (Org.) A Questão Agrária no Brasil – volume 8: Debate sobre a situação e perspectivas da reforma agrária na década de 2000. São Paulo: Expressão Popular, 19-38.

TORRES, Nelson Maldonado. “La Descolonizacion y el giro des-colonial”. Tabula Rasa, Bogotá, 2008

WOORTMANN, Ellen F. (1995) Herdeiros, parentes e compadres: colonos do sul e sitiantes do nordeste. Brasília: Editora da UNB.

Downloads

Publicado

2018-04-21

Como Citar

Carli, C. D. (2018). Diversidade, Fronteira e Epistemologias do Sul na Educação do Campo. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(11), 162–189. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1716