Entre as Minas e os Gerais: desigualdade espacial do mercado de trabalho

Autores

  • Gilson Cássio de Oliveira Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, desigualdade regional, desenvolvimento.

Resumo

O território de Minas Gerais evidencia uma segmentação socioeconômica expressiva. De um lado, as regiões localizadas ao sul externam bons indicadores econômicos e socais, de outro, as do norte apresentam uma realidade comparável à de muitos países pobres da África. Tal desigualdade histórica reflete a formação do Estado, pautada pela priorização das regiões situadas ao sul, além da desigualdade espacial brasileira, tendo os estados do sul e sudeste à expressão de maior prosperidade e aqueles do nordeste e norte a demonstração da escassez e da pobreza. A questão que se coloca aqui é: o mercado de trabalho em Minas Gerais reflete tal desigualdade? Há indícios suficientes para supor que sim, contudo, observando os dados da RAIS, do Ministério do Trabalho e do Atlas do Desenvolvimento Humano, tentar-se-á responder essa e outras questões, a partir de análises de estatística descritiva e espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Cássio de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sociólogo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor das Faculdades Santo Agostinho e Coordenador do Observatório do Acesso ao Trabalho e à Justiça.

Referências

AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BAER, Werner. A economia brasileira. 3.ed. São Paulo: Nobel, 2009.

BRASIL, Ministério do Trabalho. Bases de dados RAIS e CAGED. Disponível em: <http://bi.mte.gov.brbgcaged>. Acesso em: janeiro a junho de 2017.

BRASIL, Ministério do Trabalho. Registros administrativos da RAIS e do CAGED. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Relação anual de informações sociais. Brasília: 2017.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9.ed. V.1. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

COSTA, João Batista de Almeida. Cultura sertaneja: a conjugação de lógicas diferenciadas. In: SANTOS, Gilmar Ribeiro dos (Org.). Trabalho, cultura e sociedade no Norte/Nordeste de Minas: considerações a partir das ciências sociais. Montes Claros: Best, 1997.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 13.ed. São Paulo: LTR, 2014.

DULCI, Otávio Soares. Política e recuperação econômica em Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 30.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Atlas do desenvolvimento Humano. 2017. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/>. Acesso em: janeiro a junho de 2017.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RODRIGUES, Luciene. Formação econômica do Norte de Minas e o período recente. In: OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins, et al. Formação social e econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Unimontes, 2000.

WEBER, Max. Economia e sociedade. 4.ed. V.1. Brasília: UNB, 2009.

Downloads

Publicado

2019-09-07

Como Citar

de Oliveira Santos, G. C. (2019). Entre as Minas e os Gerais: desigualdade espacial do mercado de trabalho. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(13), 143–157. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/2035