Identidade coletiva, performances e resistência: as experiências da tribo Wassu Cocal
Palavras-chave:
Identidade coletiva, Resistência, Comunidade Indígena, Movimento social.Resumo
O artigo discute as estratégias de resistências da tribo indígena Wassu Cocal sob a luz das contribuições de: i) Touraine (1994), para pensar as ações coletivas dos Wassu como movimento social; ii) Melucci (1996) e Gohn (1997), para problematizar a manutenção da identidade coletiva dessa tribo e; iii) Tilly (2008) e Tarrow (2009), para considerar o repertório, as performances, as estruturas de oportunidades políticas que envolveram/envolvem as lutas do povo Wassu, habitantes dazona rural do município de Joaquim Gomes, Alagoas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas à lideranças indígenas. Foi identificado que os princípios de oposição, de totalidade e, principalmente, de identidade (coletiva) estão presentes, cultivados e divulgados por meio de ações coletivas. O repertório da tribo é significativamente variado, predominando performancesreligiosas e festivas, sendo a escola um espaço importante de inicialização de mobilizações coletivas diversas. This article discusses the resistance strategies of the Wassu Cocal indigenous tribe in light of the contributions of: i) Touraine (1994), to think about the collective actions of the Wassu as a social movement; ii) Melucci (1996) and Gohn (1997), to problematize the maintenance of the collective identity of this tribe and; iii) Tilly (2008) and Tarrow (2009), to consider the repertoire, the performances, the structures of political opportunities that involved / involve the struggles of the Wassu people, inhabitants of the rural zone of the municipality of Joaquim Gomes, Alagoas. Data were collected through interviews with indigenous leaders. It has been identified that the principles of opposition, totality and, above all, (collective) identity are present, cultivated and disseminated through collective action. The repertoire of the tribe is significantly varied, religious and festive performances predominating, the school being an important space of initiation of diverse collective mobilizations.Downloads
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