Estado, ideologia e capital no Brasil contemporâneo: contradições do lulismo e surgimento do bolsonarismo

Autores

  • Wecio Pinheiro Araujo Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus I, João Pessoa.

Palavras-chave:

Estado, Ideologia, Capital, Lulismo, Bolsonarismo.

Resumo

Este artigo analisa como no Brasil lulista, a produção e o consumo consignados ao crédito se tornam a mediação para proporcionar a melhoria de vida dentro da ordem, capturando ideologicamente a subjetividade das massas sob um Estado regido pela lógica social da mercadoria integrada ao processo global de acumulação do capital. A análise prossegue apontando no campo ideológico a passagem dialética que permite, a partir das contradições do lulismo, o surgimento do bolsonarismo dentro de uma totalidade que denominamos como a questão da política enquanto uma contradição em processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wecio Pinheiro Araujo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus I, João Pessoa.

Professor Adjunto na UFPB. Doutor em Filosofia (UFPE/UFPB/UFRN - integrado) com estudos doutorais na Alemanha (CAPES/PDSE) junto à Academia de Belas Artes de Leipzig (Hochschule für Grafik und Buchkunst - HGB) e à Universidade de Leipzig. É parceiro do Grupo de Estudos do filósofo Christopher Türcke (HGB/Leipzig). É líder do Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (GEFICS/CNPq) e vice-líder do Setor de Estudos em Cidadania e Teoria Social (SECTS/CNPq). Integra a equipe editorial da Problemata International Journal of Philosophy. Leciona no campo da filosofia política e da teoria social crítica. Atua com pesquisa nas áreas de filosofia política e da ontologia social (Hegel, Marx, New Dialectics e Teoria Crítica), com concentração nos seguintes temas: a lógica de Hegel e o capital em Marx; Estado, ideologia e capital na sociedade neoliberal; Trabalho, ideologia e capital na era digital. Também produz estudos transversais com os campos da arte e da literatura. Fez parte da graduação em Portugal, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/UL - Lisboa), quando agraciado em primeiro lugar pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras UFPB/Santander com o prêmio de bolsa de estudos no exterior (2008). É autor do livro A dialética da razão moderna: de Hegel a Ricardo na investigação do método em Marx (Editora UFPB, 2016), decorrente da sua dissertação de mestrado; e de vários artigos e ensaios envolvendo temas da ontologia social e da filosofia política moderna. Mantém um blog (http://wecio.blogspot.com), no qual publica periodicamente ensaios filosóficos discutindo temas atinentes ao seu campo de pesquisa.

Downloads

Publicado

2019-09-07

Como Citar

Araujo, W. P. (2019). Estado, ideologia e capital no Brasil contemporâneo: contradições do lulismo e surgimento do bolsonarismo. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(13), 13–32. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/2505