Mulheres, gênero e agroecologia na feira de agricultura familiar de São José de Mipibu

Autores

  • Antonia Geane Costa Bezerra De formação é Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM (1993) e Mestre em Agroecologia pela Universidade Internacional da Andaluzia – UNIA, Espanha (2019), onde se dedicou a estudar as interfaces entre mulheres, gênero e agroecologia em um canal curto de comercialização da agricultura familiar camponesa. Dedicada aos temas Desenvolvimento Rural, Políticas Públicas para Agricultura Familiar, agroecologia e mulheres rurais. Desenvolveu sua experiência profissional na atuação junto a organizações não governamentais e movimentos sociais do campo e acumulou experiência como consultora em Projetos de Cooperação Técnica entre o PNUD e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sobretudo junto ao Programa Garantia Safra.
  • Marta Soler Universidad de Sevilla
  • Irene García Roces Feminista e ambientóloga por militância e por formação, tem interesse nos vínculos entre o feminismo campesino e comunitário, a economia feminista e a defesa do território e da soberania alimentar. Viveu e trabalhou com questões de agroecologia por nove anos na Amazônia brasileira. Fez uma tese de doutorado acompanhando um mercado agroecológico em Rio Branco-Acre. Participa da equipe de professores do módulo de gênero do mestrado em agroecologia organizado pelo Instituto de Estudos Camponeses da Universidade de Córdoba. Atualmente mora em Astúrias e pertence à Varagaña, um coletivo que trabalha para defender o território desde uma perspectiva feminista e agroecológica.
  • Andrea Lorena Butto Zarzar UFRPE

Palavras-chave:

Agroecologia. Feminismos. Mulheres Rurais. Agricultura Familiar. Soberania Alimentar

Resumo

A participação das mulheres na feira de agricultura familiar de São José de Mipibu e sua interface com a agroecologia foi analisada. A feira proporcionou ampliação da renda e reforçou a produção agroecológica uma vez que promoveu novas relações sociais para as mulheres com melhora da autoestima e autoconfiança. As mulheres na feira conquistaram um espaço público que lhes aporta visibilidade, reconhecimento e renda, mas também uma maior carga de trabalho uma vez que elas continuam sendo as responsáveis pelo trabalho doméstico e de cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Soler, Universidad de Sevilla

Professora de Economia Agraria na Universidade de Sevilla e no Mestrado Universitário em "Agroecologia: um enfoque para a sustentabilidade rural" da UNIA.  Doutora em Ciências Econômicas (Universidade de Sevilla, 2004), tem realizado investigações sobre sistemas agroalimentares locais, estudos energéticos agrários, canais curtos de comercialização e agroecologia feminista combinando enfoques da economia ecológica, a economia feminista e os estudos campesinos e decoloniais.

Andrea Lorena Butto Zarzar, UFRPE

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1996); Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Pesquisadora Associada do Laboratório de Estudos Rurais da UFPE (LAErural), e do Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Diretora de Políticas para Mulheres Rurais da Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e Secretária de Desenvolvimento Territorial do mesmo ministério. Tem experiência na área de estudos de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, trabalho e políticas públicas, movimentos sociais de mulheres rurais, desenvolvimento rural e agroecologia.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Costa Bezerra, A. G., Soler, M., García Roces, I., & Butto Zarzar, A. L. (2020). Mulheres, gênero e agroecologia na feira de agricultura familiar de São José de Mipibu. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(15), 66–97. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/3139