Os sentidos do lazer produzidos por jovens do curso de turismo de um campus universitário do interior
Palavras-chave:
Juventudes, Educação, Lazer.Resumo
analisou os sentidos do Lazer propostos por jovens estudantes de Turismo, sob uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários semiabertos e tratamento das informações pela perspectiva da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demostraram que os estudantes denotam sentidos de Lazer de acordo com as experiências socioculturais e acadêmicas. Portanto, a área do Lazer tem uma fundamental contribuição não somente para a formação do profissional, mas na constituição de um indivíduo sociocultural.Downloads
Referências
ABRAMO, Helena Wendel. Cenas Juvenis. São Paulo: Editora página Aberta 1994.
________. Estação juventude: conceitos fundamentais – ponto de partida para uma reflexão sobre políticas públicas de juventude, Brasília: SNJ, 2014.
AGUIAR, Maria de Fátima. Lazer e produtividade no trabalho. 112 f. Dissertação. Mestrado em Administração: UNIFOR, Fortaleza, 2000.
ANSARAH, Marília Gomes dos Reis. Educação e formação do bacharel em Turismo. Turismo em análise, 44 a 46, maio, 1995.
______. Formação e capacitação do profissional em turismo e hotelaria: reflexões e cadastro das instituições educacionais no Brasil. São Paulo, Aleph, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Juventudes: as identidades são múltiplas. Movimento Revista da Faculdade de Educação Federal Fluminense, Rio de Janeiro, maio de 2003 pp. 138-140.
COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação et al. Entre o passado e o presente: a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 9, n. 18, pp. 116-134, 2012. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/233/7. Acessado em: 15 de junho de 2019.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva. 1973.
ELIAS, Nobert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FRANCO, Luiz Fernando. Racionalidade técnica, pesquisa colaborativa e desenvolvimento profissional de professores. In: PIMENTA, Selma G. e GHEDIN, Evandro. (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 219-224.
GAELZER, Lenea. Lazer: benção ou maldição? Porto Alegre: Sulina 1979
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
GROPPO, Luís Antônio. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de janeiro: DIFEL, 2000.
MAFFESOLI, Michel. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004.
MANNHEIM, Karl. O problema sociológico das gerações, In. FORACCHI, Marialice Mencarini (org), Karl Mannheim: Sociologia, São Paulo, Ática, 1982.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da animação.7ª.ed, Campinas, Papirus. 2005.
MARTINS, Carlos Henrique dos Santos; SOUZA, Patrícia Lanes Araújo de. Cultura, lazer e tempo livre de jovens brasileiros(as) nas perspectivas de gênero e escolaridade. Anais... XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Guadalajara, 2007. 1 CDROM.
MENOIA, Telma Regina Marialva. Lazer: história, conceitos e definições. 22f. Monografia. Bacharelado em Recreação e Lazer. UNICAMP, Campinas, 2000.
NOVAES, Regina. Juventude e Sociedade: jogos e espelhos. Revista Ciência & Vida. Sociologia Especial: Juventude Brasileira. Ano I. nº 2. São Paulo: Escala: 2007. P. 07 2010.
REQUIXA, Renato. Conceito de lazer. Revista Brasileira de Educação Física e Desporto. n.º 42, p. 21. 1979.
ROSA, Tatiane da Silva. Lazer: concepção e vivência de uma juventude. Dissertação de mestrado em educação, UFRGS. Porto Alegre, 2006.
SÁ, Kátia Oliver de. Lazer, trabalho e educação: pressupostos ontológicos dos estudos do lazer no Brasil. 147f. Dissertação. Mestrado em Educação: UFBA, 2003.
SILVA, Adriano Gonçalves da; ISAYAMA, Hélder Ferreira. A construção do saber de professores universitários do campo do lazer. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, n.29. pp. 213-240. 2015. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/642/773. Acessado em: 20 de junho de 2016.
SOUZA, Luzinei Nunes Lira de. Formação do Profissional do Turismo: Campos e critica. 70 f. Dissertação. Mestrado em educação, USP. São Paulo 2014.