Reflexões sobre o ensino de história nos anos iniciais

Autores

  • Amanda Souza Ribeiro Universidade Estadual do Paraná
  • Cristina Satiê Pátaro Universidade Estadual do Paraná
  • Frank Antonio Mezzomo Universidade Estadual do Paraná

Resumo

: Este trabalho tem como objetivo apresentar discussões a respeito do ensino de História nos anos iniciais, com base na reflexão acerca de uma prática pedagógica desenvolvida junto a crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, no trabalho com os conteúdos voltados para a história do município de Campo Mourão. No presente texto, busca-se questionar as práticas “tradicionais” do ensino de História, analisando as contribuições que o movimento da Nova História trouxe para o ensino da disciplina e a formação de professores. A prática realizada evidencia a importância da utilização de diversas fontes históricas junto aos alunos, possibilitando a compreensão das mudanças e permanências ao longo do tempo, bem como da importância do sujeito e das ações cotidianas na construção da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Souza Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Gradual Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

Ribeiro, A. S., Pátaro, C. S., & Mezzomo, F. A. (2016). Reflexões sobre o ensino de história nos anos iniciais. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(4), 58–64. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/427