IMAGENS EM MOVIMENTO
Palavras-chave:
arte contemporânea;, imagem; cultura;, arte, sociologia da culturaResumo
O artigo identifica e sintetiza propriedades estruturais das imagens produzidas nalgumas esferas da arte contemporânea e como elas se transferem para o ambiente cultural circundante. A análise e a discussão teórica das imagens nos atuais campos artístico e cultural fornecem uma perspetiva de algumas das propriedades fundamentais destes campos. A discussão da imagem nos campos artístico e cultural conclui pela existência de uma dinâmica de um turbilhão de imagens propulsionador e relevante nos processos de criação e de disseminação cultural nas sociedades contemporâneas. O artigo procura fornecer pistas de discussão para este processo de circulação das imagens na arte e na cultura contemporâneas.Downloads
Referências
Referências bibliográficas
ADORNO, Theodor (2001) – The Culture Industry. London: Verso
AGUIAR, João (2011) – The Aestheticization of Everyday Life and the De-Classicization of Western Working-Classes. The Sociological Review 59 (3)
ALMEIDA, Bernardo Pinto (2019) – Arte e infinitude. Lisboa: Relógio d’água
ARCHER, Michael (2008) – Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo, Cortez.
BARRY, David (1994) – “Making the invisible visible: symbolic means for surfacing unconscious processes in organizations”. Organizational Development Journal, 12: 37-48.
BAJARIN, Tim (2019) – Industrial Design and Operational Excellence Drives Apple´s Success. Forbes, 15 Julho
BARTHES, Roland (2010) – Camera Lucida: Reflections on Photography. New York: Hill & Wang
BECKER, Howard (2008) – Art Worlds. Berkeley: UC Press
BOURDIEU, Pierre (1998) – Meditações pascalianas. Oeiras: Celta
BOURDIEU, Pierre (1992) – Les règles de l’art: genèse et structure du champ littéraire. Paris, Seuil.
COSTA, Maria Velho da (2008) - Myra. Lisboa: Assírio e Alvim
COTTON, Charlotte (2015) – Photography is magic. New York: Aperture
FEATHERSTONE, Mike. (1996), Consumer culture and postmodernism Londres: Sage
FLEW, Terry (2013) – Global creative industries. London: Polity
HAN, Byung-Chul (2016) – A salvação do Belo. Lisboa: Relógio d’Água
LASH, Scott; LURY, Celia (2007) – Global Culture Industry. London: Polity
LYOTARD, Jean-François (1984) – The Postmodern Condition: A Report on Knowledge. Minneapolis: University Of Minnesota Press
MIRANDA, Bragança de (2008) – Corpo e imagem. Lisboa: Vega
RANCIÈRE, Jacques (2019) – The future of the image. London: Verso
REYBURN, Scott (2021) – JPG file sells for $69 million, as ‘NFT Mania’ gathers pace. New York Times. 11 de março de 2021. URL: https://www.nytimes.com/2021/03/11/arts/design/nft-auction-christies-beeple.html
SONTAG, Susan (1990) – On photography. New York: Anchor Books
VATTIMO, Gianni (1992) – A sociedade transparente. Lisboa: Relógio d’água
VIDAL, Carlos (2005) – Sombras irredutíveis: arte, amor, ciência e política em Alain Badiou. Lisboa, Vendaval.
VIDAL, Carlos (2002) – Imagens sem disciplina. Lisboa, Vendaval.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.