DEPENDÊNCIA DAS CIDADES DE PEQUENO PORTE DO NORTE DE MINAS GERAIS EM RELAÇÃO À SAÚDE

Autores

  • Raissa Cota Pales Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Silvia Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Cidade média-polo, Desenvolvimento regional, Desconcentração, Polarização, Montes Claros/MG

Resumo

O processo de desconcentração do desenvolvimento nas grandes cidades, iniciado na década de 1970, levou a reconcentração em direção às cidades médias-polo. O objetivo é analisar e compreender os efeitos do processo de concentração do desenvolvimento em Montes Claros/MG. Mapear o quadro de infraestrutura da área da Saúde. O processo resultou na desconcentração do desenvolvimento das grandes metrópoles, mas, restringiu o desenvolvimento das cidades médias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, tendo desenvolvido estudos sobre a História da Religiosidade Norte-Mineira; Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube; É graduada em História pela Unimontes e possui Pós-Graduação Lato Sensu em História Moderna e Contemporânea. Atualmente é professora do curso de licenciatura em Ciências da Religião na Unimontes; Membro do Colegiado Didático do referido curso e membro do Núcleo docente estruturante - NDE. Professora de História no Ensino Médio da rede pública estadual. Atuou como professora do Departamento de Estágios e Práticas Escolares - DEPE/Unimontes, ministrando as disciplinas Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado no curso de Licenciatura em História da Unimontes por dez anos; nesta mesma instituição, atuou como membro do Núcleo de Estágio Curricular Supervisionado - NECS e Coordenou o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em História. Atuou no programa de Educação a Distância na Universidade de Uberaba como Coordenadora Pedagógica Regional dos cursos de graduação; ministrou disciplina no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação e orientou trabalhos de conclusão de curso do referido programa na Unimontes. Participou como membro da Comissão de Avaliação de Desempenho Individual Docente do Departamento de Estágios e Práticas escolares e membro do Colegiado Didático do Curso de Licenciatura em História da Unimontes. Coordenou o curso de Licenciatura em História do Instituto Superior de Educação Ibituruna em Montes Claros. Atuou como professora dos Cursos Normal Superior e Pedagogia da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC.

Silvia , Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui mestrado em Desenvolvimento Social (2015) e graduação em Ciências Sociais (2011), ambos pela Universidade Estadual de Montes Claros. Foi pesquisadora e voluntária no Projeto de Pesquisa "Reestruturação Produtiva na Produção de Carvão Vegetal no Norte de Minas Gerais" financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Graduanda em Licenciatura em Sociologia pela Uniasselvi. E atualmente Bolsista de Apoio Técnico no Projeto de Pesquisa "Interface entre Cultura e Educação: Um estudo sobre a percepção dos profissionais de Serviço Social inseridos na política de Educação do Município de Montes Claros/MG", financiado pela FAPEMIG.

Referências

ALBERT, Carla Estefânia. Análise sobre a judicialização da saúde nos municípios. Revista Técnica CNM, 2016. Recuperado de: https://www.cnm.org.br/cms/biblioteca_antiga/An%C3%A1lise%20sobre%20a%20Judicializa%C3%A7%C3%A3o%20da%20Sa%C3%BAde%20nos%20Munic%C3%ADpios.pdf.

ALVES. Mônica Oliveira; MAGALHÃES, Sandra Célia Muniz; COELHO, Bertha Andrade. A regionalização da saúde e a assistência aos usuários com câncer de mama. Saúde Soc. São Paulo, v. 26, nº 1, p. 141-154, 2017. https://doi.org/10.1590/S0104-12902017160663

AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno; RIGOTTI, Rangel Irineu. Os Limiares Demográficos na Caracterização das Cidades Médias. In: Rede brasileira de Estudo sobre Cidades Médias: Uma abordagem multidisciplinar, 2002. Recuperado de: http://www.redbcm.com.br/arquivos/bibliografia/os%20limiares%20demogr%C3%A1ficos%20na%20caracteriza%C3%A7%C3%A3o.pdf.

DULCI, Otavio S. Política e Recuperação Econômica em Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

FRANÇA, Iara Soares de; QUEIROZ, Caroline Gabriele Trindade. Rede urbana regional e os fluxos no setor de saúde no Norte de Minas Gerais. Revista brasileira de geografia médica e da saúde, v. 9, nº 17, p. 204-222, dez. 2020. Recuperado de: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/view/1109/1072.

HIRSCHMAN, Albert O. Estratégia do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Fundo Universal de Cultura, 1961.

MAGALHÃES, Sandra Célia Muniz; LIMA, Samuel do Carmo. Cenário da rede de saúde no norte de Minas Gerais. Hygeia, v. 8, nº 15, p. 245-258, dez. 2012. https://doi.org/10.14393/Hygeia819880

SERRA, Rodrigo Valente. Desconcentração urbana e oportunidades de trabalho: um estudo da integração dos imigrantes no mercado de trabalho das cidades médias e regiões metropolitanas brasileiras. In: Rede brasileira de Estudo sobre Cidades Médias: uma abordagem multidisciplinar, 1999. Recuperado de: http://redbcm.com.br/.

STEINBERGER, Marília; BRUNA, Gilda Collet. Cidades médias: elos do urbano-regional e do público-privado. In: ANDRADE, Thompson Almeida & SERRA, Rodrigo Valente (Org.). Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. p. 35-77. Recuperado de: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9873.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Cota Pales, R., Aparecida Silva Faria Dias, J., & Gomes Rodrigues, S. (2023). DEPENDÊNCIA DAS CIDADES DE PEQUENO PORTE DO NORTE DE MINAS GERAIS EM RELAÇÃO À SAÚDE. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(21), 125–141. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/6210