A EMOÇÃO NA MÚSICA PERNAMBUCANA E PERIFÉRICA
O AMOR NOS TEMPOS DO BREGA ROMÂNTICO
Palavras-chave:
Emoções, Amor, Brega RomânticoResumo
As emoções são construídas culturalmente e são moldadas historicamente pelo contexto no qual estão inseridas e se manifestam simbolicamente por meio de manifestações culturais, sociais e artísticas. As emoções, especialmente o amor, são influenciadas pelo contexto cultural da sociedade em que se encontram, como os papéis de gênero e de classe. O artigo tem como objetivo estudar as emoções e analisar a expressão do amor encontrada na música brega romântica, produzida no Estado de Pernambuco. O processo de estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo como base os teóricos clássicos e contemporâneos da Antropologia das Emoções. Foi realizada uma pesquisa de campo em shows de brega, blocos de carnaval. Foram conduzidas entrevistas com os ouvintes e analisadas algumas músicas utilizando o método interpretativo. A partir deste estilo musical, é possível vislumbrar um campo cultural específico com os fatores sociais e emocionais inseridos na construção das letras, os quais se relacionam com o significado de amor percebido pelos ouvintes e produtores das músicas.Downloads
Referências
ABU-LUGHOD, Lila & LUTZ, Catherine (eds.), Language and the politics of emotion. (Studies in Emotion and Social Interaction 1.) Cambridge: Cambridge University Press, 1990. BUTLER, Judith. Problema de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BOURDIEU, P. Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
DEL PRIORE, Mary. História do Amor no Brasil. 2ªed. São Paulo: Contexto, 2006.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte: Uma interpretação marxista. Tradução de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1989.
FREYRE, Gilberto. Seleta para jovens por Gilberto Freyre. Organizada pelo autor com colaboração de Maria Elisa Dias Collier. 3ª ed. Recife, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes/ Rio de Janeiro. J. Olympio, 1980
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: Sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Ed. UNESP. Tradução de Magda Lopes. 2003
HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.
MAUSS, Marcel. A expressão obrigatória dos sentimentos In: OLIVEIRA, Roberto Cardoso (org.). Mauss. Antropologia. São Paulo: Ática, 1979. pp. 147-53.
LE BRETON, David, 2009. As Paixões Ordinárias: Antropologia das Emoções. Petrópolis, Vozes. 276pp.
LORENZO, Oswaldo; JÚNIOR, João Fortunato Soares de Quadros. Preferência musical e classe social um estudo com estudantes de ensino médio de Vitória, Espírito Santo. ABEM Londrina, julho de 2013.
LOUREIRO, Vivian Maria Rodrigues. Música enquanto manifestação cultural e sua relação com o sagrado. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2009, p.79.
MAUSS, Marcel. A expressão obrigatória dos sentimentos In: OLIVEIRA, Roberto Cardoso (org.). Mauss. Antropologia. São Paulo: Ática, 1979. pp. 147-53.
REZENDE, Claudia Barcellos e COELHO, Maria Claudia. Antropologia das Emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 136p
ROSALDO, Michelle Zimbalist. Tradução de Mauro Guilherme Pinheiro Koury. Em Direção a uma antropologia do self e do sentimento. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 18, n. 54, pp. 31- 49, 2019.
VALENCIO, Norma Felicidade Lopes da Silva. Desastres: tecnicismo e sofrimento social. Ciência & Saúde Coletiva, 19(9):3631-3644, 2014.
VILELA, Pedro Henrique Teixeira. Uns Pedacinhos do Brasil: comentários a partir das evocações sócio-espaciais pela música brega romântica no Nordeste do Brasil(1970-1990),Recife, UFPE. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.