JUVENTUDES, TRABALHO E EDUCAÇÃO
REALIDADES E PERSPECTIVAS DE JOVENS DE ILHA GRANDE DO PIAUÍ
Palavras-chave:
Juventudes, Trabalho, Educação, Meritocracia, Ensino MédioResumo
Este artigo analisa as relações entre juventude, trabalho e educação em Ilha Grande do Piauí. A pesquisa, um estudo de caso, sob abordagem qualitativa baseou-se em entrevistas com 10 estudantes do ensino médio e na análise de conteúdo, articulando contribuições teóricas da sociologia das juventudes. Os resultados revelam que os jovens atribuem à educação um papel central, embora critiquem o suporte escolar para a inserção no mundo do trabalho. Portanto, os jovens demonstram esperança no futuro, mas também criticidade ao sistema educacional.Downloads
Referências
ARROYO, M. G. repensar o ensino médio: por quê?. in: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.
BARBOSA, J. S. Juventude(s): afinal, que sujeitos sociais são estes?. Revista Ca-dernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n.1, p. 831-848, jan./jun. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 2011.
BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. São Paulo: Manole, 2004.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. 1983.
BRASIL. Lei federal Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm, Acesso em: 10 de jan. de 2025.
BRASIL. Lei federal Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm, Aces-so em: 2 de jan. de 2025.
CORROCHANO, M. C.; FREITAS, M. V. Juventude e trabalho: experiências e per-cepções. Brasília: SNJ, 2015.
CORROCHANO, M. C. Jovens no Ensino Médio: Qual o lugar do trabalho?. in: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.
DUBET, F. O tempo das paixões tristes. São Paulo: Vestígio, 2020.
CORROCHANO, M. C. Jovens olhares sobre o trabalho. GT 9 – Trabalho e Educa-ção. 25 REUNIÃO ANUAL, Anped, set. out, 2002.
GROPPO, L. A. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes mo-dernas e contemporâneas. Rio de Janeiro: Difel, 2000.
IBGE. Portal Cidades: Trabalho e Rendimento. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/ilha-grande/panorama Acesso em: 16 de mar. de 2023.
ILHA GRANDE. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura. Plano De Desenvolvimento Territorial Do
Turismo De Ilha Grande - Pi. Ilha Grande, 2022.
MÉSZAROS, I.. A educação para além do capital. 2ª ed.-São Paulo: Boi Tempo, 2008.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Pe-trópolis: Vozes, 2003.
MOURA, R. de C. B. de. Educação, Juventude e Trabalho: Reflexões sobre esta Tríade. in: IV Congresso Ibero-Americano De Política E Administração Da Educa-ção. 2014. Anais…. Porto: Anpae, 2014. Disponível em: https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/eixo1.html. Acesso em: 11 de fev. de 2024.
NONATO, S. P.; CORROCHANO, M. C. Juventudes e trabalho. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2021. Disponível em: https://observatoriodajuventude.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/10/Juventudes-e-trabalho-1.pdf. Acesso em: 19 de fev. de 2024.
PATTON, M. Qualitative Research & Evaluation Methods. 2002.
REZENDE, C. B. Identidade. O que é ser jovem?. Revista Tempo e Presença, n. 240, CEDI, 1989, p. 04-05
SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.
WELLER, W.. Jovens no Ensino Médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. in: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014.
YIN, R. K. Estudo de Caso. Porto Alegre: Grupo A, 2015. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582602324/. Acesso em: 28 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.