O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM PRÁTICAS SOCIAIS
Palavras-chave:
Educação. Estágio Curricular. Gêneros textuais.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Curricular II do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG. Nesta pesquisa buscamos analisar as atribuições da disciplina para a formação inicial do pedagogo bem como elaborar um projeto sobre o trabalho com gêneros textuais em sala de aula, com a perspectiva de relacionar o material didático utilizado com a realidade dos alunos afim de que os estudantes percebessem a importância dos gêneros textuais para a comunicação da sociedade e correlacionassem com as práticas vivenciadas por eles. Para tanto, apresentamos no decorrer do trabalho as observações realizadas no campo de estágio, as etapas de intervenção e as metodologias utilizadas e os resultados exitosos do projeto.Downloads
Referências
ALMEIDA, E. N. O brincar e a organização dos cantos temáticos na educação infantil na perspectiva sócio-histórico. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: Acesso em: 12 set. 2017.
BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA, Ester (org.) Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de Linguagens, texto e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 199.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual os gêneros na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR