EXPERIÊNCIAS DE (TRANS)FORMAÇÃO COM PROFESSORES/AS E GESTORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Gestão da escola. Formação permanente. Práticas educativas crítico-reflexivas. Rodas de Diálogo.Resumo
O artigo apresenta experiências realizadas no âmbito de um projeto de pesquisa com professores/as e gestores/as da Educação Básica, vinculado a um curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Tem como objetivo elucidar a importância das ações de gestão para que a escola se realize como um lugar de (trans)formação docente. Para tanto, foram analisados diversos registros de documentação das experiências, além de uma entrevista realizada com o diretor da escola. As considerações preliminares apresentadas com base no estudo realizado indicam a validação das Rodas de Dialogo como um instrumento metodológico de (trans)formação, por meio do qual se fortalecem tanto os/as educadores/as que atuam na escola quanto os/as que atuam na universidade. Conclui-se que as Rodas de Diálogo contribuem para credibilizar as ações de articulação universidade escola.Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de cultura (verbete) In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 4. ed. rev. amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, p.80-82.
CONTRERAS, José. A Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 22ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p.9-21.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário. Pedagogia e prática docente. Cortez editora 1ed, 2012.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
______. Pedagogia do Oprimido, 22ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo; Shor,Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Reflexão (sobre a prática) (verbete) In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 4. ed. rev. amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018a, p.410-412.
______. Registro (verbete) In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 4. ed. rev. amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018b, p.412-413.
HENZ, Celso Ilgo; TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade (orgs.). Dialogus: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação deprofessores / Organizadores Henz e Toniolo. – São Leopoldo: Oikos, 2015.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escrito sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. – 1.ed.;3.reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. – (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
LIMA, Cleiva Aguiar de. O Diário em Roda, Roda em movimento: formar-se ao formar professores no PROEJA. 2011. 187f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental). FURG, Rio Grande.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de (trans)formação. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto, 1995. 2ª ed. (Colecção Ciências da Educação), p.111 a 140.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Portugal: Publicações Europa - América Ltda., 1990.
PARO Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? – São Paulo: Cortez, 2015 (Coleção Questões da Nossa Época; vol. 56).
PAULO, Fernanda dos Santos. et al. (Orgs). Anais do XX Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire. Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul. [recurso eletrônico]. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Portugal: Afrontamento, 1997, 9ª ed.
STRECK, Danilo. Rigor/Rigorosidade (verbete). In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 4. ed. rev. amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, p.419-420.
STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 4. ed. rev. amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, p.75-76.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. & LESSARD, Claude. Trabalho docente – elementos de uma teoria da docência como profissão de relações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
VIEIRA, Adriano Hertzog. Cartas Pedagógicas (verbete). In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 4. ed. rev. amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, p.75-76.
ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/dialogicidade (verbete). In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – 4. ed. rev. amp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018, p.139-141.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR