O PROCESSO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO DAQUELES QUE VIVEM O COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Escola, Concepções Docentes.Resumo
Neste artigo abordaremos as perspectivas e concepções existentes nos discursos dos que vivem o cotidiano escolar, relacionado diretamente com a inclusão das pessoas com deficiência e com toda sua demanda e seu processo para alcançar tal inclusão. No decorrer da história da educação inclusiva notamos vários progressos, todavia ainda é necessário o debate acerca desse tema que se tornou essencial na sociedade brasileira. Nosso embasamento teórico se deu pelas diversas leis promulgadas, leis que nortearam nossa pesquisa. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino público, localizada na cidade de Caetés – Pernambuco. Para isso, efetivamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com os sujeitos envolvidos sendo estes, a gestora, 3 professoras e 1 apoio pedagógico. Fizemos uma entrevista com o intuito de coletar informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem, a participação e, influência dos pais, a acessibilidade e a discriminação para com os alunos com deficiência nesse processo de inclusão. Identificamos fatores preocupantes, como a falta de acessibilidade na estrutura física da instituição, a falta de especialização dos professores, que até então só possuem a graduação em Pedagogia, a falta de cumprimento do próprio Estado quanto à efetivação desses fatores e a discriminação ainda existente.Downloads
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