A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO LEITORA NA BUSCA PELA AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO
Palavras-chave:
Livro didático. Formação leitora. Letramento.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar as concepções de docentes acerca da contribuição do livro didático durante a formação leitora de seus alunos. Levando em consideração que este material é muito utilizado em sala de aula e que a nossa sociedade atual exige cada vez mais um perfil letrado em seus sujeitos, é importante que essa habilidade seja apropriada e exercitada no âmbito escolar. Para tanto, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, entrevistamos cinco professoras de uma escola pública localizada em Garanhuns – PE. As docentes entrevistadas apontaram algumas dificuldades no trabalho com o livro didático, por exemplo, não corresponder ao nível cognitivo das crianças. Contudo, destacaram que, quando adequado à realidade enfrentada na turma, torna-se um material importante. As mesmas também mencionaram que utilizam o livro como um subsídio para a realização do seu trabalho em sala de aula, mas reconhecem que se trata de um material auxiliador na boa formação aluno-leitor.Downloads
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