O CHÁ COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Chá. Educação Infantil. Interdisciplinaridade. Resgate culturalResumo
Resumo: Esse texto relata uma experiência que se originou da curiosidade de crianças de uma turma de Infantil I - B, do Colégio Municipal Padre Agobar Valença, no município de Garanhuns, em relação ao uso de chá na medicina popular. Em sala de aula comentaram que tinham ervas medicinais em suas casas, gerando a necessidade de aprofundar conhecimentos teóricos sobre o tema associados aos práticos já vivenciados por eles em suas famílias. A partir do questionamento: Como construir conhecimentos na Educação Infantil a partir do uso de chá e suas propriedades medicinais? Construímos esse estudo que objetiva analisar o processo de ensino e aprendizagem partindo da realidade dos educandos, permitindo uma prática educativa diferenciada às crianças, com respeito à cultura popular e preservação dos costumes locais do uso do chá como medicamento auxiliar na cura de doenças simples. No escopo de atingir os objetivos propostos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), criou-se a sequência didática: DA NATUREZA, O CHÁ; DO CHÁ, A SAÚDE; DA SAÚDE A VIDA, que foi desenvolvida na referida turma. Caracteriza-se por ser um trabalho interdisciplinar contemplando os campos de experiências “o eu, o outro e o nós”; “traços, sons, cores e formas”; “escuta, fala, pensamento e imaginação”; “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Através das atividades desenvolvidas em conformidade com a sequência didática. Para melhor aplicabilidade, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada pelo método de pesquisa bibliográfica, objetivando o aprimoramento da prática educativa e ampliação das descobertas sobre a temática. Este trabalho ressalta a importância de buscar formas alternativas de resgatar a cultura e costumes de um povo, bem como, de conduzir a aula de forma diferenciada e significativa.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
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