O PLANEJAMENTO ESCOLAR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Planejamento. Gestão escolar. Gestão democrática. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente trabalho traz à tona a temática do planejamento e tem como objetivo geral compreender como se dá o processo de planejamento pedagógico pela gestão escolar para uma efetiva organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se justifica pelo interesse em conhecer as práticas da gestão, uma vez que ela se constitui um objeto de grande desafio, principalmente quando se fala em considerá-la uma ferramenta transformadora frente às demandas da educação pautadas nos fazeres pedagógicos e nas próprias ações administrativas que dizem respeito à instituição, por meio da prática de planejamento. Para embasar teoricamente as concepções desenvolvidas nas entrelinhas do trabalho foram trazidas reflexões de teóricos como Gandin (1997, 2001), Padilha (2001), Luck (2000, 2009), Bordignon (2011), Bordignon e Gracindo (2004), Nery (2007) entre outros. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e constitui-se como pesquisa de campo realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental de João Pessoa-PB. A análise de dados foi realizada através da entrevista semiestruturada feita com a gestora e 04 (quatro) professores e a análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição. Após a análise dos dados foi possível observar que os discursos estão em consonância na perspectiva de fazer valer o compromisso de construção das ações de caráter reflexivo que atenda as particularidades da Educação de Jovens e Adultos, isto é, um planejamento que tenha a ver com um pensar organizado, estratégico e democrático no processo de aprendizagem.Downloads
Referências
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