O PROFESSOR E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA - AL.

Autores

  • Milena Silva Magalhães Centro de Educação Infantil Pontes de Miranda – Arapiraca/AL
  • Adenize Costa Acioli

Palavras-chave:

Educação Infantil. Inclusão. TEA.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista – TEA - está presente na sociedade através de um número expressivo de crianças diagnosticadas com TEA. Nesse sentido, os ambientes educacionais, assim como outros segmentos sociais que se voltam para esta problemática vêm procurando alternativas e estratégias de atuação que possibilitem a inclusão dessas crianças no ambiente educativo. Dentre as alternativas destaca-se o emprego de métodos de ensino adequados aos portadores de TEA. Face ao exposto a presente pesquisa discute o seguinte problema: Qual a relação entre a teoria e a prática pedagógica na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA nos Centros de Educação Infantil? Com o objetivo de analisar como professores da educação infantil lidam com a criança autista matriculada em sua sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado com quatro professoras de crianças com TEA de Centros de Educação Infantil. Para o referencial teórico desse artigo, recorreu-se as contribuições de autores como: Barbosa (2015), Fonseca (2002), Ludke (2011), Machado (2011), entre outros. Palavras-chave: Educação Infantil. Inclusão. TEA.ABSTRACTAutism Spectrum Disorder (ASD) is present in society through a significant number of children diagnosed with ASD. In this way, educational environments, as well as other social segments that come back to this problem, seek alternative and acting alternatives that allow including these children in the educational environment. Among the alternatives, stand out the use of appropriate teaching methods for children with ASD. Given the above, this research discusses the following problem: What is the relationship between theory and pedagogical practice in the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder – ASD in the Early Childhood Education Centers? In order to analyze how early childhood teachers deal with the autistic child enrolled in their classroom. This is a bibliographic and field research. The data collection used was a questionnaire applied with four teachers of children with ASD from Early Childhood Education Centers of Arapiraca – Al. For the theoretical framework of this article, we used contributions from authors such as: Barbosa (2015), Fonseca (2002), Ludke (2011), Machado (2011), among others.Key words: Early Childhood Educational. Inclusion. ASD.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Magalhães, M. S., & Costa Acioli, A. . (2020). O PROFESSOR E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA - AL. Educação E (Trans)formação, 20–35. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3024

Edição

Seção

Artigos