INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Palavras-chave:
Inclusão escolar. Transtorno do Espectro Autista – TEA. Psicologia.Resumo
Este artigo objetivou promover discussões inerentes ao processo de inclusão escolar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), investigando as contribuições da Psicologia nesse processo. Para cumprir tal escopo iniciamos com um apanhado acerca da inclusão, perfazendo uma elucidação sobre a Política Nacional de Educação Inclusiva e tecendo as considerações, da ciência psicológica, elencadas pelos autores das publicações selecionadas. Essa discussão é trazida a partir de uma pesquisa bibliográfica, a qual o levantamento de literaturas publicadas foi realizado por meio dos principiais sites de busca atuais, nos referimos, SCIELO (ScientificElectronic Library Online), PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), utilizando como descritores: autismo, inclusão e psicologia. Desse modo no portal BDTD apareceram 52 publicações, entre teses e dissertações, no SCIELO 13 e na PEPSIC foram encontradas 8071. Para discussão foram selecionados 10 artigos que em seus resumos mencionavam a Psicologia e a inclusão dos alunos com TEA. A partir das análises dos trabalhos selecionados, é possível dizer que a Psicologia contribui com instrumentos e métodos para os processos educacionais/escolares dos alunos com TEA.Downloads
Referências
ARAUJO, Álvaro Cabral. A Nova Classificação Americana Para os Transtornos Mentais – o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v.16, n.1, p. 67-82, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v16n1/v16n1a07.pdf. Acesso em: 17 de junho de 2019.
BARBOSA, Altemir José Gonçalves; CONTI, Carolina Ferreira. Formação em Psicologia e educação inclusiva: um estudo transversal. Revista semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.15, n.2. p. 231-240. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n2/v15n2a05.pdf. Acesso em set. de 2019.
BENITEZ, Priscila; DOMENICON, Camila. Atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência intelectual. Psicologia Escolar e Educacional, v.22, n.1, p. 163-172. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22n1/2175-3539-pee-22-01-163.pdf. Acesso em set. de 2019.
DIAS, Nadla dos Santos. Autismo: Estratégias de intervenção no desafio da inclusão no âmbito escolar, na perspectiva da Análise do Comportamento. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0423.pdf. Acesso em out. de 2019.
DUTRA, Marília; SILVA, Camila Mendes de Melo; SILVA, Geane Fernandes; OLIVEIRA, Monalisa Lucena de Almeida; AMORIM, Betânia Maria Oliveira. Contribuições do psicólogo educacional na escolarização de crianças autistas. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID2703_13102016140746.pdf. Acesso em out. de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Valdiane Pereira Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR