A REPRESENTAÇÃO DOS PAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A INCLUSÃO

Autores

  • Jéssica Silva de Menezes Apae - Palmeira dos Índios/AL
  • Júlia Sara Accioly Quirino

Palavras-chave:

Psicólogo Escolar. Inclusão. Necessidades Especiais Educacionais.

Resumo

As últimas décadas foram marcadas por um considerável aumento de discussões e publicações que abordam a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais nos mais variados espaços de participação social. A atuação do psicólogo escolar, dentro de uma perspectiva inclusiva, tem buscado modos de superar bases teóricas e metodológicas acríticas, que não vislumbram a construção histórica e social dentro do contexto escolar. Assim, o presente estudo consiste numa pesquisa de cunho qualitativo que buscou compreender as representações sociais que pais de usuários de centro especializado em reabilitação possuem acerca da atuação do psicólogo escolar, bem como visou identificar os serviços educacionais direcionados às pessoas com necessidades educacionais especiais. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada num centro especializado em reabilitação na cidade de Palmeira dos Índios que, por sua vez, desdobrou-se em três etapas, são elas: pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa de campo (mapeamento institucional) e, por último, a aplicação do roteiro de entrevistas semiestruturadas com dez pais de crianças e adolescentes usuários do serviço e que frequentam a rede municipal de ensino. Em suma, destacamos que as análises engendradas discorreram através de três eixos precípuos de análise: 1) A representatividade da escola pública como instituição no processo de inclusão social; 2) A representação social dos pais acerca do trabalho do psicólogo escolar, e, por último, 3) A inexistência de diálogo e ações efetivas entre a escola e os serviços de atendimentos ambulatoriais/clínicos.

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Biografia do Autor

Jéssica Silva de Menezes, Apae - Palmeira dos Índios/AL

Graduada em Psicologia pela UFAL, pós graduanda em educação inclusiva e em Interveção ABA para autismo e deficiência inteletual.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Menezes, J. S. de, & Accioly Quirino, J. S. . (2020). A REPRESENTAÇÃO DOS PAIS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR E A INCLUSÃO. Educação E (Trans)formação, 98–113. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3200

Edição

Seção

Artigos