DISLEXIA E A ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS

Autores

  • Jéssica Letícia da Silva Creche Municipal Maria Gorete Soares de Alencar – Taquarana/AL
  • Samara Cavalcanti da Silva Melo Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Resumo

RESUMOEste estudo discute o processo de alfabetização de estudantes disléxicos a partir dos artigos científicos publicados em periódicos nacionais, os quais apresentam os conceitos de dislexia e o processo de alfabetização. Assim, buscamos investigar quais práticas de alfabetização são utilizadas para estudantes com dislexia nas pesquisas publicadas nos periódicos nacionais. Assumimos como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização de alunos disléxicos nas pesquisas publicadas nos periódicos supracitados. Para tanto, realizamos pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, em três revistas nacionais: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); Revista CEFAC – Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal (RCEFAC); e, a Revista Brasileira de Psicopedagogia (RBP). O período de levantamento dos dados foi de 2016 a 2019, através dos descritores a saber: dislexia e práticas de alfabetização; alfabetização e alunos disléxicos; e dislexia. A partir da pesquisa realizada, identificamos o total de 526 artigos publicados no período investigado, distribuídos entre 106 artigos na RBEP; 318 na RCEFAC e 102 artigos na RBP. Vale destacar que, apesar da grande quantidade de artigos encontrados, apenas 7 artigos discutiam a temática. Em meio à escassez de artigos, abordando o tema em questão. Verificamos que os resultados das pesquisas indicam a insuficiência da produção científica sobre a dislexia e as práticas de alfabetização para alunos disléxicos, sinalizando a necessidade de trabalhos acerca do assunto. Palavras-chave: Dislexia. Transtorno de aprendizagem. Práticas de alfabetização. ABSTRACTThis study discusses the literacy process of dyslexic students in scientific articles published in some journals, which presents the concepts of dyslexia and the literacy process. Thus, we seek to investigate which literacy practices are experienced for students with dyslexia in research published in some important journals. We assume as our general objective, analyze the literacy practices of dyslexic students in the research published in the above-mentioned journals. Therefore, we carried out a “estado de conhecimento” research in three national journals: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); CEFAC Magazine - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal (RCEFAC); and Revista Brasileira de Psicopedagogia (RBP). The survey period was from 2016 to 2019, through the descriptors: dyslexia and literacy practices; literacy and dyslexic students; and dyslexia. Given the research, we identified a total of 526 articles published in the period investigated, distributed 106 articles in RBEP; 318 in RCEFAC 102 articles in RBP. However, despite the large number of articles found, only 7 articles discussed the theme. Amid the lack of articles, addressing the issue in question, we noticed the results of research that show the insufficiency of scientific production on dyslexia and literacy practices for dyslexic students, signaling the need for studies on subjects. Keywords: Dyslexia. Learning desability. Literacy practices.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

da Silva, J. L., & Cavalcanti da Silva Melo, S. . (2020). DISLEXIA E A ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS. Educação E (Trans)formação, 114–130. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3204

Edição

Seção

Artigos