A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Cícera Maria Monteiro Ciriaco Escola Estadual Indígena Balbino Ferreira – Palmeira dos Índios/AL
  • Graciele Oliveira Faustino Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Surdez.

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é ofertado de forma complementar ou suplementar aos alunos com necessidades educacionais especiais, que estão nas classes comuns do sistema regular de ensino. Partindo da questão de como tem acontecido o atendimento educacional especializado aos alunos surdos, este trabalho tem por objetivo discutir sobre inclusão escolar de alunos surdos junto ao Atendimento Educacional Especializado em algumas produções acadêmicas brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual foi realizado um levantamento de produções acadêmicas sobre surdez e Atendimento Educacional Especializado (AEE). A busca se deu nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES e no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD).  Foram selecionados 4 artigos, do Portal Capes e 8 trabalhos do BDTD. Com a análise dos trabalhos é possível dizer que o AEE tem seguido a proposta da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e tem oportunizado a aprendizagem de alunos surdos, nas escolas regulares.

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Biografia do Autor

Cícera Maria Monteiro Ciriaco, Escola Estadual Indígena Balbino Ferreira – Palmeira dos Índios/AL

Docente na Educação Básica. Especialização em Educação Inclusiva, pela Univversdiade Estadual de Alagoas

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Ciriaco, C. M. M., & Oliveira Faustino, G. . (2020). A EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Educação E (Trans)formação, 152–165. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3212

Edição

Seção

Artigos