O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA: OLHARES SOBRE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS

Autores

  • Josefa Araújo de Araújo Marques Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo – Estrela de Alagoas/AL
  • Samara Cavalcanti da Silva Melo Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Palavras-chave:

Palavras-chave, AEE. Surdo. Práticas. Inclusão.

Resumo

O presente estudo objetiva compreender como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é proposto para os Surdos incluídos na escola e como as práticas pedagógicas são propostas para os Surdos no AEE. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, mediante à abordagem qualitativa em duas escolas da rede pública municipal que atendem estudantes com surdez, ambas localizadas no Município de Estrela de Alagoas/AL. O instrumento de pesquisa foi a entrevista semiestruturada, aplicada no mês de outubro de 2019. Os participantes da pesquisa foram: a professora da sala regular, professora da sala multifuncional e coordenador do departamento de inclusão do município. Diante da pesquisa realizada, foi possível conhecer como acontece o processo de inclusão nas escolas e no AEE para os estudantes surdos. Em suma, os resultados apontaram que a escola precisa firmar parcerias para que as políticas públicas assegurem a efetiva inclusão do Surdo na escola.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais _ Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DDF, 22 dez. 2005.

________. A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar: a Escola Comum Inclusiva, Fascículo I, Brasília, 2010.

________. Dispõe Brasil. Ministério da Educação – INEP. Diretoria de Estatísticas Educacionais – DEE. Censo Escolar da Educação Básica. Cadernos de Instruções. 2018.

________. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica - Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001.

________. Ministério da Educação. Estratégias e orientações para a educação de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem associada às condutas típicas. Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC; SEESP. 2002.

________. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acesso em 07/12/2019

________. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica acesso em 07/12/2019

FERNANDES, Sueli. Educação de surdos. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

GÓES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, 1996.

GONZAGA, Eugênia Augusta: PANTOJA, Luiza de Marillac P.; MONTOAN, Maria Tereza Eglér. Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

LADD, Paddy. Understanding deaf culture: in search of deafhood. Sydney: Multicultural Matters. 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 16ª edição. Petrópolis: RJ. Vozes, 2000.

RABELO, Annete Scotti. A construção da escrita pelo surdo. Goiânia: Editora

da UCG. 2001.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação para surdos. Manaus. Universidade Federa do Amazonas. 2002.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Educação de Surdos: a caminho do bilinguismo. Niterói. EDUFF, 1999.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras. 1998.

___________. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

de Araújo Marques, J. A., & Cavalcanti da Silva Melo, S. (2020). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA: OLHARES SOBRE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS. Educação E (Trans)formação, 166–179. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3217

Edição

Seção

Artigos