FORMAÇÃO CONTINUADA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Quitéria Barbosa da Costa Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer – Palmeira dos Índios/AL

Palavras-chave:

Formação.Continuada. Educação. Inclusiva. Desafios.

Resumo

O presente trabalho procura discutir a importância da formação continuada dos educadores na perspectiva da educação inclusiva e suas práticas pedagógicas. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de integração entre as políticas públicas e a formação continuada dos educadores como base essencial para uma educação inclusiva efetiva de fato e de direito. Para tanto, foram observadas propostas de ações interventivas que ocorreram em quatro instituições públicas de ensino, sendo uma da rede estadual de ensino e as demais do sistema municipal, todas localizadas na cidade de Palmeira dos Índios - AL. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo e de natureza qualitativa, constituindo-se como sujeitos da investigação 25 educadores. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário com questões abertas e o acompanhamento junto aos educadores, tanto em sala de aula quanto fora dela, ambos realizados entre os meses de agosto a outubro. Os resultados indicam que as concepções dos educadores a respeito do paradigma da formação continuada na perspectiva da educação inclusiva, em grande parte, vinculam-se às definições difundidas pelas políticas públicas, marcadas, sobretudo, por um entendimento ampliado do papel desse processo que não se destina somente aos alunos ditos especiais, além da consciência clara do descompasso entre os discursos oficiais e a realidade vivenciada pelas escolas.

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Biografia do Autor

Quitéria Barbosa da Costa, Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer – Palmeira dos Índios/AL

O PARADIGMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Costa, Q. B. da . (2020). FORMAÇÃO CONTINUADA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Educação E (Trans)formação, 210–225. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3371

Edição

Seção

Artigos