EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANÁLISE DA PRÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUREMA-PE
Resumo
RESUMO: O processo de inclusão de alunos surdos é uma temática bastante polêmica, haja vista a ausência de condições na maior parte das escolas de ensino básico para acolher as necessidades educacionais especiais e especificidades desses alunos. Com base nisso, o objetivo deste artigo foi analisar as contribuições sociais geradas para comunidade surda do Município de Jurema-PE, a partir de dados obtidos pela pesquisa de um projeto de implantação de uma turma Bilíngue para surdos nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do município. Para atingirmos os objetivos de nossa pesquisa, desenvolvemos um estudo fundamentado em uma investigação de cunho qualitativo, realizando-se nesse estudo, uma descrição pautada numa discussão teórica sobre a temática proposta e a análise dos dados obtidos através de aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado a cinco profissionais da área da Pedagogia e Libras que atuam no projeto da turma bilíngue na escola. Através das análises, observamos que o projeto de implantação da turma bilíngue conseguiu atingir grandes conquistas para a comunidade surda do Município de Jurema, contribuindo para promover a alfabetização dos alunos na Língua de Sinais, a inclusão escolar, o fortalecimento da identidade surda e também instigar o respeito às diferenças entre os alunos surdos e a comunidade escolar. Concluímos que a inclusão dos alunos surdos no contexto educacional sob uma perspectiva bilíngue pode gerar diversos impactos positivos na vida escolar e social dos sujeitos surdos promovendo a garantia de seus direitos e integrando-os à sociedade. Palavras-chave: Bilinguismo para surdos. Educação inclusiva. Língua de sinais. Processo de inclusão. Ensino fundamental.Downloads
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Publicado
2021-09-24
Como Citar
Sousa, L. da S., Monteiro, K. Z., Carvalho, M. de B., & da Silva, E. C. N. (2021). EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANÁLISE DA PRÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUREMA-PE. Educação E (Trans)formação, 6, 17–32. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/4266
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Artigos
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