O poder da palavra

oralidade, escrita e experiência

Autores

  • José Marcelo Costa dos Santos Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Experiência. Palavra. Poder.

Resumo

Esta produção convida o leitor a pensar o caminho da palavra, seu poder, formas e variações na vida do homem. O artigo trata da importância da palavra falada e escrita e suas manifestações de poder, cultura e experiência, a partir de diálogos possíveis em dimensões de construção e produção de linguagens. O objetivo é discutir o poder da palavra como eclosão de atos de oralidade, escrita e experiência. A discussão foi organizada mediante pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura, em que a base teórica se sustenta em autores como Antunes (2013), Costa e Salces (2018), Barthes (2019), Marcushi (2010), Larrosa (2016), dentre outros. O estudo mostra que a palavra é a força que move o homem para criar, compreender e interpretar as teias da comunicação humana, abrangendo várias instâncias de interação de poder, cultura e experiência que atravessam e influenciam os campos da fala e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCASTRE, José Martins Pereira. Memória cronológica, histórica e corográfica da Província do Piauí. 2. ed. Teresina, PI: COMEPI, 1981.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. (Trad.) J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2019.

CALVINO, Ítalo. Palomar. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia da Letras, 1994.

CHOMSKY, Noam. Aspectos da Teoria da Sintaxe. Coimbra: Armênio Amado. 1978.

COSTA, Deborah; SALCES, Claudia Dourado de. Leitura e Produção de Textos na Universidade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.

HAMPATÉ BÂ, A. A Tradição Viva. In: ZERBO, J. K. I. História Geral da África: metodologia e pré-história. São Paulo: Ática/UNESCO, 2011. p. 181-218.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização.São Paulo: Cortez, 2010.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes; João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

SANTOS, José Marcelo Costa dos. Bela Amante. In: CIARLINI, Claucio. CARVALHO, José Luiz de. Crônicas entre gerações. Parnaíba, PI: Sieart, 2021. p. 131-132.

SANTOS, José Marcelo Costa dos; SILVA, Cícero Alves; PEREIRA, Marcílio Machado. Práticas de Leitura e Escrita na Escola: desafios do professor contemporâneo. In: PEREIRA, Marcílio Machado. Letras do Delta: estudos de língua, linguística e literatura. Parnaíba, PI: Sieart, 2013. p. 77-89.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. (Trad.) Jerusa Pires Ferreira; Maria Lúcia Diniz Pochat; Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Costa dos Santos, J. M. (2024). O poder da palavra: oralidade, escrita e experiência. Educação E (Trans)formação, 1(1). Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5700

Edição

Seção

Artigos