DÉFICIT COGNITIVO CIRCUNSTANCIAL EM CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Lucenildo Vicente UFAPE
  • Camilly Lima de Souza
  • Maria Eduarda Castro de Moura Barata
  • Kauanna Zaidan Monteiro
  • Marciana de Barros Carvalho
  • Yasmin Souza de Moura
  • Talitha Lúcia Macêdo da Silva

Palavras-chave:

Circunstancial, Déficit Cognitivo, Espaço Escolar

Resumo

O déficit cognitivo circunstancial em crianças é uma temática imprescindível no âmbito escolar, tendo em vista, a exigência da escola em conceber o processo cognitivo infantil levando em consideração o entendimento desses seres de acordo com sua natureza psicológica. Com base nisso, o objetivo deste artigo foi refletir sobre as circunstâncias dos alunos na escola, a influência e a internalização do meio na formação das crianças como indivíduos únicos e como o ambiente de ensino encara a especificidade das diversas realidades desses sujeitos. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, realizando-se nesse estudo uma interpretação dos dados obtidos com base nos teóricos sobre a temática proposta, além da seleção do material, fichamento e análise das informações obtidas nas leituras pesquisadas. Através desse estudo, podemos constatar a importância da afetação dos seres humanos uns com os outros, bem como os efeitos que a depender da condição de vida que a criança está inserida impacta no seu sucesso ou fracasso escolar, considerando-se a dificuldade que a gestão e os professores tem neste contexto construtivo. Concluímos que é uma discussão de domínio político impreterível, principalmente em função da prática sensível educativa dos professores e na adequação da estrutura escolar para acomodar as heterogêneas vivências das crianças e igualmente as políticas públicas governamentais na valorização e assistência básica desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Lígia Assumpção et al. Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. In: ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. O déficit cognitivo e a realidade brasileira: AQUINO, Julio Groppa (org). 8. ed. São Paulo: Summus. p. 31-48, 1998.

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. 1. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. In: BOCK, Ana Mercês Bahia. A psicologia do desenvolvimento. 13.ed. Editora Saraiva, p. 97-110, 1999.

DE LA TAILLE. Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. 18. ed., São Paulo: Summus editorial, 1992.

DIONNE, Jean; LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 30.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar eis a questão: uma tentativa de tentar explicar o que significa o déficit intelectual. Pró-Posições, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 60–68, 1994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644315. Acesso em: 14 mai. 2021.

SILVA, Flávia Golçalves da. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia da Educação, São Paulo, n.28, p. 169-195, jun. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Vicente, L., Lima de Souza , C. ., Castro de Moura Barata, M. E. ., Zaidan Monteiro, K. ., de Barros Carvalho, M. ., Souza de Moura, . Y. ., & Macêdo da Silva, T. L. . (2024). DÉFICIT COGNITIVO CIRCUNSTANCIAL EM CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA . Educação E (Trans)formação, 1(1), 44–56. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5987

Edição

Seção

Artigos