O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL:
OLHARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGO(A)S
Palavras-chave:
PIBID; Políticas educacionais; Formação inicial de pedagogo(a)s;Resumo
Este estudo tem o intuito de discutir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de pedagogo(a)s no âmbito do ensino remoto. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2021, através de entrevistas online semiestruturadas com 10 estudantes vinculados ao subprojeto de Alfabetização e Letramento do PIBID (Edital 2020-2022) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). O estudo envolveu pibidianos que atuavam remotamente em ações de intervenção na área de alfabetização e letramento em turmas do 1º e 2º ano dos anos iniciais de uma escola municipal em Garanhuns - PE. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos, organizados e analisados utilizando a análise de conteúdo, conforme a abordagem proposta por Bardin (2011). Os resultados desta investigação indicam que as atividades desenvolvidas tiveram um impacto positivo na formação profissional e pessoal dos pibidianos. Mesmo em formato remoto, a experiência aproximou a universidade do contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de novas estratégias de ensino e atividades interdisciplinares. Os pibidianos enfrentaram desafios, mas também aprimoraram seu senso crítico, criativo e investigativo, bem como suas práticas pedagógicas. A pesquisa enfatiza a importância do PIBID como política pública para a formação docente na Educação Básica. Destacam-se estratégias metodológicas como vídeos explicativos, contação de histórias, uso de jogos digitais e sequências didáticas interdisciplinares e contextualizadas na área de alfabetização e letramento. Apesar das dificuldades no ensino remoto, essas experiências enriqueceram a formação inicial dos futuros pedagogo(a)s.Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 2010.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Relatório de Gestão 2009-2011 produzido pela Secretaria de Educação Básica da CAPES e publicado em janeiro de 2012. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais/RelatoriodeGestao2012.pdf Acesso em: 16 dez. 2021.
BRASIL. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB. Relatório de Gestão PIBID. Brasília, DF, 2013.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 498 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em 19 de fev. 2023.
BRASIL. Governo Federal anuncia reajuste de bolsas do CNPq e da CAPES. Gov. br. 17 fev. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/governo-federal-anuncia-reajuste-de-bolsacapes#:~:text=O%20aumento%20das%20bolsas%20ser%C3%A1,para%20a%20inicia%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica%20junior Acesso em: 19 mai. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CAPES. Ministério da Educação. Gov. br. 9 set. 2022. Brasil, DF: MEC. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid Acesso em: 19 fev. 2023.
CAPES. Conselho Técnico-Científico da Educação Básica. Normas Gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Brasília, DF, 2010. Disponível em:https://www.unifucamp.edu.br/wpcontent/uploads/2014/01/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf Acesso em: 16 dez. 2022.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GAUTHIER, C. Apresentação. In:______. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijui: Ed. UNIJUI, 1998. p.17-37.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 38, n.1, jan./mar. 1995.
GONZATTI, S. E. M; VITÓRIA, M. I. C. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS SIGNIFICAÇÕES DO PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA. Revista Cocar. Belém, v. 7, n. 14, p. 34-42. agos-dez. 2013.
NÓVOA, Antônio. Palestra: Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Livreto do Sindicato dos Professores de São Paulo, São Paulo, 2007.
OLIVEIRA, T. C. F. de et al. O pibid/pedagogia no ensino remoto: algumas reflexões. VII CONEDU - Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79620>. Acesso em 19 de fev. 2023.
PIMENTA, S. G. Professor-pesquisador: mitos e possibilidades. Revista Contrapontos, Itajaí, SC., v. 5, n. 1, p. 9-22, mar. 2009. ISSN 1984-7114. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/802/654. Acesso em: 22 dez. 2021.
SANTOS, J. C. dos et al. Percepção sobre educação em ambiente remoto dos alunos participantes de programas de iniciação à docência (PIBID e Pró-Licenciaturas) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Research, Society and Development, Minas Gerais, v. 10, n. 14, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://portal.ifs.ifsuldeminas.edu.br/arquivos/paginas/menu_publica%C3%A7%C3%B5es_artigos_cient%C3%ADficos/artigoeduca%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em 19 de fev. 2023
SAVIANI, D; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, n. 67, p. 36-49, 2021.
SILVA, S; GONÇALVES, M. D; PANIÁGUA, E. D. M. A importância do PIBID para formação docente. In: Encontro missioneiro de estudos interdisciplinares em cultura, 3., 2017, Santo Ângelo - RS. Anais do 3º Emicult. v. 3, 2017, agosto. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/pibid2014/files/2018/02/a-importancia-do-pibid-para-formacao-docente.pdf. Acesso em: 29 jul. 2023
SILVA, M. L. da et al. Alfabetização de crianças em tempo de pandemia e aulas remotas: o que dizem e fazem os(as) professores (as). Anais VII CONEDU - Edição Online, Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67917 . Acesso em 19 de fev. 2023.
SOUZA, N. C. A. T. As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 154p. 2014.
VIEIRA, S. L. Políticas de formação em cenário de reforma. In: VEIGA, I. P. A; AMARAL, A. L. Formação de professores: políticas e debates. 3. ed. Campinas - SP: Papirus, 2006. cap. 1, p. 13 - 45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciete da Silva Sousa, Marciana de Barros Carvalho, Elaine Cristina Nascimento da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR