AS MULTIFACETAS DA PEDAGOGA NO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Gabriela de Souza Siqueira Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Daniela de Moura Ferreira Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Sirlene Aparecida Vitório da Silva Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Kenia Candida de Souza Vertelo Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tayná Alves Corrêa Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Karol Oliveira de Amorim Silva
  • Amanda Tolomelli Brescia Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-1578-1474

Palavras-chave:

Pedagogas, Educação, Sistema Prisional

Resumo

O presente artigo tem por escopo, compreender as diferentes atuações das pedagogas, bem como as contribuições desta profissional para o sistema prisional, considerando ainda, a função da pedagoga como principal agente de mudança e transformação, capaz de gerar estímulos e interesses aos que estão privados de liberdade. A presente pesquisa permeou o contexto histórico, enfatizando a importância de ações educativas neste espaço. Ademais, foi utilizado como conteúdo norteador, as perspectivas de autores que defendem a educação neste contexto, visando a reinserção e retorno ao convívio social. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com base empírica por meio de aplicação de questionário on-line e realização de um grupo focal. Para tratamento e análise dos dados, contou-se com a proposta de Análise Temática de Bardin (1977). Observou-se, a importância do trabalho pedagógico no sistema prisional, bem como a forma como se dá esta atuação. Considera-se, portanto urgente a implementação de novas políticas públicas, bem como um olhar atento para esse espaço. Percebem-se ainda lacunas na formação das pedagogas para tal atuação, além disso, a necessidade de se promover formação continuada para os educadores atuantes nas prisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Souza Siqueira, Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

Daniela de Moura Ferreira, Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

Sirlene Aparecida Vitório da Silva, Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

Kenia Candida de Souza Vertelo, Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

Tayná Alves Corrêa, Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

Karol Oliveira de Amorim Silva

Doutora e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Pedagoga (FaE/UFMG). Especialista em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/FAFICH/UFMG). Analista Executivo de Defesa Social na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, atuando como Pedagoga no Núcleo de Ensino e Profissionalização na Penitenciária José Maria Alkmim (Ribeirão das Neves/MG). Pesquisadora do Observatório Nacional do Sistema Prisional (ONASP/ UFMG). Professora da disciplina 'Sujeitos, saberes e práticas pedagógicas' no curso de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD (PUCMinas) e da disciplina 'História e formação da Psicopedagogia' no curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Estácio/MG). Possui experiência e pesquisa na área de trabalho e educação, com ênfase na educação e trabalho docente nas prisões, além de estudos relacionados às seguintes temáticas: EaD, Direitos Humanos, Pedagogia em espaços não escolares, Pedagogia Social, Educação de Jovens e Adultos.

Amanda Tolomelli Brescia, Faculdade de Educação / Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora permanente do Programa Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (Mestrado Acadêmico) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e professora efetiva da área de mídias, mediação e tecnologias na educação no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, compondo o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FaE/CBH/UEMG e também coordenadora colaboradora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desde 2020. Doutora em Educação pela UFMG (2017), mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2013), especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI (2009), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF (2012) e graduada em Pedagogia pela UEMG (2007). Autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência também como Orientadora Pedagógica de EaD e Design Instrucional para EaD e na Coordenação Adjunta do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) - Ensino Fundamental (Obras pedagógicas). É fundadora e editora-chefe da SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia, periódico que tem como missão ser um espaço de debates e difusão de pesquisas relacionadas à Educação, Comunicação e Tecnologia, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre tais campos epistemológicos, ampliando, portanto, o conhecimento, o saber (SCIAS em esperanto). Realiza pesquisas e palestras sobre as temáticas Periódicos Científicos, Redes Sociais e Educação, Educação a Distância, divulgação científica e também Tecnologias no Ensino Fundamental e Médio. É bolsista do Programa de Produtividade em Pesquisa PQ/UEMG - Edital 10/2022. 

Referências

AMORIM-SILVA, Karol de Oliveira. Educar em prisões: um estudo na perspectiva das Representações Sociais. Dissertação de mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BORGES, Camila Delatorre; SANTOS, Manoel Antônio dos. Aplicações metodológicas da técnica de grupo focal: fundamentos metodológicos, potencialidades e limites. Rev. SPAGESP, v.6, nº1, 2005.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 2/2010. Diário Oficial da União, seção 1. Brasília, 20 de maio de 2010.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes; PAIVA, Jane. Políticas de educação para jovens e adultos e situação de privação de liberdade no Brasil: questões, avanços e perspectivas na diversidade de sujeitos de direito. In: __. (Org). Políticas de educação para jovens e adultos: construindo diálogos com as Américas. p. 125-149. Petrópolis: De Petrus, FAPERJ, 2015.

LEME, José Antônio Gonçalves. A cela de aula: tirando a pena com letras. Uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. In: ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (org). Educação escolar entre as grades. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

MAZZONI, Daniela Soares Abrão. Pedagogo Prisional: entre o fazer burocrático e o fazer pedagógico. In: FIDALGO, Fernando; FIDALGO, Nara (Orgs). Sistema Prisional: teoria e pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Execução Penal: comentários a Lei 7.210 de 11-7-84. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, Silvana Barbosa de. A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário. Curitiba: PUCPR, 2015.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano Educação escolar na prisão na visão dos professores: um hiato entre o proposto e o vivido. Reflexão E Ação, 17(1), jan/jun. 2009. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/836. Acesso em: 21 jun. de 2022.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Desafio histórico na educação prisional brasileira: ressignificando a formação de professores ... Um quê de utopia? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 47, p. 205-219 Set. 2012 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640048/7607. Acesso em: 21 jun. de 2022.

TANAKA, Oswaldo Yoshimi; MELO, Cristina. Reflexões sobre a avaliação em serviços de saúde e a adoção das abordagens qualitativa e quantitativa. In: BOSI, Maria Lúcia Magalhães; MERCADO, Francisco Javier (Org.). Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 121-136.

TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

de Souza Siqueira, G., de Moura Ferreira, D., Aparecida Vitório da Silva, S., Candida de Souza Vertelo, K., Alves Corrêa, T., Oliveira de Amorim Silva, K., & Tolomelli Brescia, A. (2024). AS MULTIFACETAS DA PEDAGOGA NO SISTEMA PRISIONAL. Educação E (Trans)formação, 1(1), 1–17. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6229

Edição

Seção

Artigos