CAMINHOS DA PESQUISA: O ENCONTRO ENTRE OS PROCESSOS METODOLÓGICOS E A TEORIA

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa. Processo metodológico. Teoria.

Resumo

Resumo   A reflexão sobre a relação entre a metodologia e o uso das teorias tem sido um tema relevante no meio acadêmico. Uma das dificuldades dos pesquisadores é de elaborar um estudo em que a metodologia faça intersecção com a teoria abordada. Neste artigo buscamos refletir sobre o encontro entre os processos metodológicos aplicados em pesquisas de teoria e história que são alicerçadas em teorias sociológicas. Nas pesquisas elaboradas temos estabelecido a relação da história oral com a análise metodológica de Bardin. Este estudo surgiu durante a realização da pesquisa da tese de doutoramento defendida no ano de 2018, com o título: Educação e Família: A Influência da Trajetória Familiar no acesso dos Jovens de Periferia ao Ensino Superior. Palavras-chave: Pesquisa. Processo metodológico. Teoria.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Gomes Martins, UFPE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), MBA em Gestão Empresarial pelo CEDEPE, é palestrante, consultor, Coaching Personal e Profissional pela Sociedade Brasileira de Coaching, desenvolveu a função de Coordenador Regional do Programa Ganhe o Mundo - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, é professor associado do Centro de Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco, foi professor da Faculdade Frassinetti do Recife, que além do ensino desenvolveu várias pesquisas no espaço escolar com grupo de pesquisa composto por discentes. Exerceu também a função de Coordenador do Curso de Pedagogia em EAD e foi docente no Grupo Ser Educacional na área de Educação à Distância, realizando webconferências, produção de materiais, monitoramento, avaliação, gestão de processos, elaboração de materiais didáticos e avaliações. Atuou durante 04 anos nas Ongs internacionais: Visão Mundial e Plan Internacional, como Assessor Nacional de Educação, momento em que participou de várias formações internacionais com a Unesco e outras instituições internacionais em vários países, trabalhou em escolas, Fundação Bradesco e Faculdades. Desenvolveu a área de coordenação pedagógica e docência. Apresenta experiência em Programas Federais de Educação do MEC como o Brasil Alfabetizado, Projovem e PNAIC (Programa Nacional e Alfabetização na Idade Certa, foi formador do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) e Parfor (Plano Nacional de Formação de Professor da Educação Básica), Coordenou pesquisa com a FUNDAJ e a campanha internacional: ?Aprender sem Medo?, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e direitos humanos atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Gestão, ação social (terceiro setor) e música. Como docente lecionou várias disciplinas, como: História da Educação, Trabalho de Conclusão de Curso, Educação Infantil, Políticas Públicas e Educação, Música e Educação, Letramento e Alfabetização, Organização e Legislação do Ensino, Metodologia da Pesquisa, Educação Infantil, Organizações sociais e terceiro setor, professor da Facal em Limoeiro, foi professor tutor e presencial do Progepe (Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco) UPE/Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, atua com representação internacional nos países: Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Chile, Inglaterra e França, coordenou vários projetos, representou instituições, bem como em diversos cursos de Pós-Graduação. Na área de pesquisa atuou como Coordenador da Pesquisa sobre empregabilidade de pessoas deficientes pela Saint Way para a Codeplan.

José Luís Simões, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador dos projetos de extensão universitária "Pirráias da Periferia" e "Gradação - o pré-vestibular da Inclusão". Também é coordenador geral do Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, evento científico que se encontra na décima edição (2023), com Qualis E1. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e felicidade, educação física, esporte, escola e inclusão social.

Izabel Adriana Gomes de Sena, Secretaria de Educação de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado também em Educação pela mesma instituição. Possui especialização em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela UFRPE e Licenciatura em Pedagogia. Docente da UNINASSAU desde 2018 e UNIFACIMED desde 2020. Atua na Secretaria de Educação de Pernambuco na Coordenação Geral de Planejamento e Articulação da Gerência Regional de Educação. Possui experiência em Gestão Pública, Superintendência Pedagógica, Gerência Geral de Educação. Atuou por dez (10) anos como diretora de escola pública. As pesquisas recentes estão direcionadas às áreas da História da Educação e Sociologia da Educação.

Referências

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar textos em história Oral. Rio de Janeiro: Editora

FGV, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BAUER, Martin W. & GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 11º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

______. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. 3ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013.

BURKE, Peter. A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. UNESP, 1992.

______. Peter. História como memória social. In: _____. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. 3° Edição.Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Gomes Martins, C., Luís Simões, J., & Adriana Gomes de Sena, I. (2024). CAMINHOS DA PESQUISA: O ENCONTRO ENTRE OS PROCESSOS METODOLÓGICOS E A TEORIA . Educação E (Trans)formação, 1(1), 13–24. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6482