CAMINHOS DA PESQUISA: O ENCONTRO ENTRE OS PROCESSOS METODOLÓGICOS E A TEORIA
Palavras-chave:
Pesquisa. Processo metodológico. Teoria.Resumo
Resumo A reflexão sobre a relação entre a metodologia e o uso das teorias tem sido um tema relevante no meio acadêmico. Uma das dificuldades dos pesquisadores é de elaborar um estudo em que a metodologia faça intersecção com a teoria abordada. Neste artigo buscamos refletir sobre o encontro entre os processos metodológicos aplicados em pesquisas de teoria e história que são alicerçadas em teorias sociológicas. Nas pesquisas elaboradas temos estabelecido a relação da história oral com a análise metodológica de Bardin. Este estudo surgiu durante a realização da pesquisa da tese de doutoramento defendida no ano de 2018, com o título: Educação e Família: A Influência da Trajetória Familiar no acesso dos Jovens de Periferia ao Ensino Superior. Palavras-chave: Pesquisa. Processo metodológico. Teoria.Downloads
Referências
Referências
ALBERTI, Verena. Ouvir contar textos em história Oral. Rio de Janeiro: Editora
FGV, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BAUER, Martin W. & GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 11º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
______. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. 3ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013.
BURKE, Peter. A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. UNESP, 1992.
______. Peter. História como memória social. In: _____. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. 3° Edição.Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Charles Gomes Martins, José Luís Simões, Izabel Adriana Gomes de Sena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR