GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DA ESCOLA PARA MITIGAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Educação sexual, Gravidez, Métodos contraceptivos

Resumo

A gravidez na adolescência vem sendo considerada em muitos países como um sério problema de saúde pública, seja pelo risco de vida do bebê ou da gestante nesse período, como pelas questões psicológicas que podem acarretar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil de casos de gravidez na adolescência entre os estudantes de uma escola pública de Ensino Médio, em Quixadá, e através da percepção dos alunos, propor formas de se trabalhar a temática na escola, no intuito de diminuir as estatísticas de gravidez precoce entre os estudantes. Os alunos entrevistados tiveram seus primeiros filhos com idades entre 15 e 18 anos. A maioria (54%) afirmou que não tinha diálogo com suas respectivas famílias acerca de educação sexual. Quanto ao rendimento escolar, a maioria (62%) dos entrevistados afirmou que teve um comprometimento negativo após a maternidade/paternidade. Na percepção de 69% dos alunos entrevistados, a escola deveria trabalhar palestras interdisciplinares como maneira de minimizar as estatísticas de gravidez entre os estudantes. Por meio deste trabalho, foi possível constatar a necessidade de se trabalhar a temática na escola, propondo ações concretas com o apoio da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antônio Sombra Junior, SEDUC-CE

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2018). Professor efetivo da SEDUC, lotado na E.E.M. José Martins Rodrigues, em Quixadá - CE. Possui experiência como professor tanto na educação básica quanto no ensino superior, tendo sido professor substituto na Universidade Estadual do Ceará na área de Zoologia, no período 2019 - 2021. Possui experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia e Ensino. É também escritor de ficção, tendo publicado quatro livros: "Contos Macabros" (2020), "Criaturas da Noite e Outras Insanidades" (2021), "Universo Sombrio" (2022) e "Escritos do Medo" (2023).

Referências

ALMEIDA, M. C. C.; AQUINO, E. M. L.; BARROS, P. School trajectory and teenage pregnancy in three Brazilian state capitals. Cadernos de Saúde Pública, 22, 1397-1409, 2006.

CAJAIBA, R. L. Percepção sobre sexualidade pelos adolescentes antes e após a participação em oficinas pedagógicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 2, 234-242, 2013.

DIAS, A. C. G.; TEIXEIRA, M. A. P. Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo. Paideia, 20 (45), 123-131, 2010.

GUIMARÃES, E. A.; WITTER, G. P. Gravidez na adolescência: Conhecimentos e prevenção entre jovens. Boletim Academia Paulista de Psicologia, 27(2), 167-180, 2007.

LIMA, M. S. S. Gravidez em adolescentes: o papel da escola pública. Psicol. Rev., (9): 49-59, 1999.

SANTOS, N. L. B.; GUIMARÃES, D. A.; GAMA, C. A. P. A percepção de mães adolescentes sobre seu processo de gravidez. Rev. Psicol. Saúde, vol.8, n.2, 2016.

YAZLLE, M. E. H. D. Gravidez na adolescência. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., 28 (8), 2006.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Carlos Antônio Sombra Junior. (2024). GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DA ESCOLA PARA MITIGAÇÕES. Educação E (Trans)formação, 1(1), 146–157. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6709

Edição

Seção

Artigos