AÇÕES INTERVENTIVAS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE EMPUXO E LEI DE HOOKE
Palavras-chave:
Práticas experimentais investigativas, Problematizações, Intervenções pedagógicas, Lei de Hooke, EmpuxoResumo
Este artigo aborda a problemática do engajamento dos alunos no aprendizado de disciplinas exatas, especialmente de Física, destacando a necessidade de repensar metodologias que evitem a abordagem excessiva e repetitiva de modelos e equações matemáticas, frequentemente desconectadas da realidade dos estudantes. Essa desconexão pode levar ao desinteresse e à falta de percepção sobre a aplicabilidade dos conteúdos. O objetivo deste estudo é explorar a problematização e práticas experimentais investigativas como metodologias que promovem a autonomia e a construção do conhecimento científico em Física. O estudo é um relato de experiência baseado em duas intervenções realizadas na Escola Calpúrnia Caldas de Amorim (ECCAM), localizada no município de Caicó/RN, com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Foram planejadas e aplicadas duas unidades didáticas: a primeira focou em hidrostática e na força de empuxo, enquanto a segunda explorou a lei de Hooke e a relação entre força e deformação, ambas realizadas em quatro aulas de 45 minutos. Os resultados indicaram que o incentivo ao diálogo e a utilização de práticas experimentais contribuíram significativamente para a construção do conhecimento científico, promovendo interação, autonomia e motivação entre os alunos. As atividades experimentais facilitaram a transição do senso comum para a linguagem científica, reforçando o aprendizado dinâmico. Como perspectiva futura, sugere-se a ampliação dessa abordagem a outras áreas como Química e Matemática, visando uma análise mais abrangente e diversificada em diferentes contextos.Downloads
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