AÇÕES INTERVENTIVAS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE EMPUXO E LEI DE HOOKE

Autores

Palavras-chave:

Práticas experimentais investigativas, Problematizações, Intervenções pedagógicas, Lei de Hooke, Empuxo

Resumo

Este artigo aborda a problemática do engajamento dos alunos no aprendizado de disciplinas exatas, especialmente de Física, destacando a necessidade de repensar metodologias que evitem a abordagem excessiva e repetitiva de modelos e equações matemáticas, frequentemente desconectadas da realidade dos estudantes. Essa desconexão pode levar ao desinteresse e à falta de percepção sobre a aplicabilidade dos conteúdos. O objetivo deste estudo é explorar a problematização e práticas experimentais investigativas como metodologias que promovem a autonomia e a construção do conhecimento científico em Física. O estudo é um relato de experiência baseado em duas intervenções realizadas na Escola Calpúrnia Caldas de Amorim (ECCAM), localizada no município de Caicó/RN, com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Foram planejadas e aplicadas duas unidades didáticas: a primeira focou em hidrostática e na força de empuxo, enquanto a segunda explorou a lei de Hooke e a relação entre força e deformação, ambas realizadas em quatro aulas de 45 minutos. Os resultados indicaram que o incentivo ao diálogo e a utilização de práticas experimentais contribuíram significativamente para a construção do conhecimento científico, promovendo interação, autonomia e motivação entre os alunos. As atividades experimentais facilitaram a transição do senso comum para a linguagem científica, reforçando o aprendizado dinâmico. Como perspectiva futura, sugere-se a ampliação dessa abordagem a outras áreas como Química e Matemática, visando uma análise mais abrangente e diversificada em diferentes contextos.

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Biografia do Autor

Álison Pereira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorando em Física com linha de pesquisa em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas com Área de Concentração em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Ensino de Física pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possuo formação técnica em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

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Publicado

2025-07-21

Como Citar

Pereira da Silva, Álison. (2025). AÇÕES INTERVENTIVAS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE EMPUXO E LEI DE HOOKE . Educação E (Trans)formação, 1(1), 45–63. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7334

Edição

Seção

Relatos de experiência