ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA COMO PROPULSORA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO

the role of the library as a catalyst for literacy practices

Autores

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Letramento, Biblioteca, Ensino Médio

Resumo

O artigo investiga o papel das bibliotecas escolares na promoção de práticas de letramento no Ensino Médio, com foco nas estratégias de mediação de leitura. O principal objetivo é analisar como essas bibliotecas podem se tornar espaços pedagógicos que vão além da simples decodificação de textos, contribuindo para o desenvolvimento do letramento crítico e reflexivo dos estudantes. O método utilizado consiste em uma revisão bibliográfica (Gil, 2002; Marconi; Lakatos, 2003) que possibilita uma análise teórica abrangente sobre a mediação de leitura e o letramento. Dentre as práticas destacadas, estão clubes de leitura, oficinas de quadrinhos, rodas de ciência, resenhas anônimas, leitura crítica de textos jornalísticos e debates sobre adaptações literárias. O estudo conclui que essas abordagens podem transformar a biblioteca em um ambiente dinâmico e formador de cidadãos críticos, ampliando as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Além disso, enfatiza a importância de que a escola e todos os educadores criem condições favoráveis ao letramento, considerando o contexto social dos estudantes. Dessa forma, a mediação de leitura configura-se como uma prática central na formação de leitores críticos e reflexivos, alinhando-se ao papel estratégico da biblioteca escolar como espaço de transformação pessoal e educacional.

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Biografia do Autor

Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestrando em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em retórica e análise do discurso em publicidade e propaganda pela Universidade de Araraquara e psicólogo pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. É profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). E-mail: fabio.nunes.fln@cefetmg.br

Felipe Moura Rodrigues, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestre em arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2024), e arquiteto pela Faculdade Pitágoras de Governador Valadares (2020). Atualmente, é discente do curso de especialização em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM.

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Nunes, F. L., & Rodrigues, F. M. (2025). ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO: O PAPEL DA BIBLIOTECA COMO PROPULSORA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO: the role of the library as a catalyst for literacy practices. Educação E (Trans)formação, 1(1), 162–175. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7412

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Seção

Artigos