NOVOS OLHARES À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA INOVADORA DE EDUCAÇÃO EM ANÍSIO TEIXEIRA

Autores

Palavras-chave:

Educação. Inovação. Virtudes. Sociedade.

Resumo

Este artigo pretende analisar a concepção de uma nova educação na perspectiva de Anísio Teixeira com ênfase na ciência e liberdade. Parte-se do pressuposto de que a ampliação da ciência está relacionada a determinados fatores além da renovação da escola, como aos meios de produção e subsistência humana, a democracia e o industrialismo. Nesse sentido, a partir de uma realidade vivenciada na contemporaneidade empreendeu-se solucionar a seguinte problemática: Qual a relação dos homens com a dinâmica da vida em sociedade? E como o ideal de pensamento escolanovista contribui para uma educação inovadora? A pesquisa bibliográfica adotada permitiu refletir acerca da construção crítica do sujeito dentro dos seus espaços cotidianos. Dessa forma, como documentos principais para a análise fundamentou-se em Teixeira (1955; 1957; 1971), bem como, nos autores Dewey (1979), Oliveira (2010) e Rousseau (1995). Dentre as questões habituais escolares evidencia-se discutir a formação docente e a renovação das teorias pedagógicas. Diante disso, pensar na superação do modelo tradicional de ensino como um organismo integral é ampliar o repertório do sujeito no ambiente escolar para se formar um cidadão de bem, harmonioso que corresponda e supra as necessidades também fora deste espaço, é, sobretudo, visar à escola como modelo de sociedade.

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Biografia do Autor

Nayara Teles Antunes, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade Astorga - FAAST (2018) e Especialização em Educação Especial - com Ênfase na Deficiência Múltipla (2020), e em Educação Infantil - Práticas em Sala de Aula (2021), ambas pela Faculdade Unina. Atua como Professora De Educação Infantil na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Astorga/PR. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares - GEPHEIINSE (UEM). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática - GEPE (UNESPAR).

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é Doutora em Filosofia e História da Educação (1999), pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui Graduação em Pedagogia (1987) e Mestrado em Fundamentos da Educação (1993), ambos pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Realizou estágio de Pós-doutorado na área de Educação (2010), na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá - UEM, onde trabalha desde 1990. Atualmente ministra disciplinas nos cursos de Graduação em Pedagogia, presencial; atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado; é coordenadora da Central de Documentação - CDO/UEM. 

Laís Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Possui doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fez graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE). Tem experiência no ensino fundamental, ensino superior presencial e a distância. Atualmente, é professora temporária (CRES) no Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Desenvolve estudos na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, com ênfase na história da Literatura Infantil e na imprensa estudantil e escolar.

Referências

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

DEWEY, John. Democracia e educação : introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

OLIVEIRA, Terezinha. A piedade e o respeito em Tomás de Aquino: virtudes para a vida citadina do século XIII. Notandum, São Paulo/Porto, n.24, p. 79-98, set.-dez, 2010.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

SAVIANI, Dermeval. A lei da educação: LDB: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores associados, 2019.

TEIXEIRA, Anísio. Ciência e Educação. Boletim Informativo CAPES. Rio de Janeiro, n.50, 1957. p. 1-3. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/cienciaeed.html. Acesso em: 08 set. 2021.

TEIXEIRA, Anísio. Ciência e humanismo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.24, n.60, p. 30-44, 1955. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/ciencia2.html. Acesso em: 06 set. 2021.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena Introdução à Filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 6ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

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Publicado

2025-07-21

Como Citar

Teles Antunes, N., Gomes Machado, M. C., & Pacifico Martineli, L. (2025). NOVOS OLHARES À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA INOVADORA DE EDUCAÇÃO EM ANÍSIO TEIXEIRA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 30–44. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7477

Edição

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Artigos