NOVOS OLHARES À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA INOVADORA DE EDUCAÇÃO EM ANÍSIO TEIXEIRA
Palavras-chave:
Educação. Inovação. Virtudes. Sociedade.Resumo
Este artigo pretende analisar a concepção de uma nova educação na perspectiva de Anísio Teixeira com ênfase na ciência e liberdade. Parte-se do pressuposto de que a ampliação da ciência está relacionada a determinados fatores além da renovação da escola, como aos meios de produção e subsistência humana, a democracia e o industrialismo. Nesse sentido, a partir de uma realidade vivenciada na contemporaneidade empreendeu-se solucionar a seguinte problemática: Qual a relação dos homens com a dinâmica da vida em sociedade? E como o ideal de pensamento escolanovista contribui para uma educação inovadora? A pesquisa bibliográfica adotada permitiu refletir acerca da construção crítica do sujeito dentro dos seus espaços cotidianos. Dessa forma, como documentos principais para a análise fundamentou-se em Teixeira (1955; 1957; 1971), bem como, nos autores Dewey (1979), Oliveira (2010) e Rousseau (1995). Dentre as questões habituais escolares evidencia-se discutir a formação docente e a renovação das teorias pedagógicas. Diante disso, pensar na superação do modelo tradicional de ensino como um organismo integral é ampliar o repertório do sujeito no ambiente escolar para se formar um cidadão de bem, harmonioso que corresponda e supra as necessidades também fora deste espaço, é, sobretudo, visar à escola como modelo de sociedade.Downloads
Referências
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