POTENCIALIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NACIONAL

Autores

Palavras-chave:

jogos, biologia, Ensino Médio

Resumo

O uso de jogos tem sido cada vez mais defendido na área da educação, por compreender-se que potencializam os processos de aprendizagem e também promovem o desenvolvimento integral, contemplando os níveis cognitivo, social e emocional. Com o presente estudo, objetivou-se investigar, a partir de uma revisão da literatura nacional, possibilidades, potencialidades e desafios do uso de jogos no ensino de Biologia no âmbito do Ensino Médio. Foram lidas 20 dissertações, publicadas nos últimos 5 anos e os resultados indicam diversos temas e finalidades que podem ser contemplados pelo uso de jogos no ensino de Biologia para adolescentes. Além disso, feita uma ponderação entre potencialidades e desafios dessa atividade, prevalecem os seus benefícios, sendo ela amplamente recomendada como estratégia de ensino.

Downloads

Biografia do Autor

Jovana Angela Alves, Instituto Federal Goiano

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano.    

Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nunes, Instituto Federal Goiano

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (PGPDS-UnB) e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (PPGPS-UFPB), tendo realizado a graduação em Psicologia também nesta Universidade. É especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Atua como docente do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Psicologia e de Educação.

Referências

ANDRADE, J. L. Sequência didática com elaboração de jogo para estudo de aspectos epidemiológicos das doenças infecto-parasitárias causadas por microrganismos. 2022. 76p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

BARBOSA, M. S. Metodologias ativas no ensino de Biologia: a produção de jogos didáticos como estratégias ao letramento cientifico. 2020.134p. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba.

BÜLAU, A. A. A. D. Levantamento de atividades lúdicas no ensino de microbiologia e elaboração de um guia voltado para professores do Ensino Médio. 2021. 89p. Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

CARVALHO, I. A. Proposta de um jogo didático para o ensino de genética como metodologia ativa no ensino de Biologia. 2019. 53p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

COSTA, M. O. COSTA, Marcelle de Oliveira. Um jogo para o ensino de microrganismos, protozoários e helmintos. 2020. 119p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2017.

LIMA, J. C. F. Jogo como recurso didático no ensino de botânica: uma proposta para contribuir com o ensino/aprendizagem. 2019. 109p. Dissertação (mestrado profissional) – Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Amazonas.

MARINHO-ARAUJO, C. M. Conceitos e ideias acerca da identidade do professor. In: OLIVEIRA, C. B. E. de; MOREIRA, P. C. B. P. Docência na socioeducação. Brasília: Universidade de Brasília, 2014. p. 29-38.

MENDES, S. C. A utilização de jogos como recursos didáticos facilitadores no ensino de Biologia para alunos de Ensino Médio. 2019. 55p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

MORAES, C. M. Desafio dos sistemas: jogo didático cooperativo de tabuleiro para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. 2020. 99p. Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

MORAIS, A. C. A. Fermentação e respiração celular em jogo: o lúdico como estratégia motivadora na mediação de significados. 2019. 102p. Dissertação (mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Biologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

OLIVEIRA NETO, F. F. et al. Jogos Didáticos no Ensino de Botânica: Enraizando e Batalha Algal. Hoehnea, v. 19, p. 1-11, set. 2022.

PENIDO, C. E. C. A fisiologia endócrina em jogo: proposta pedagógica lúdica para o Ensino Médio. 2022. 47p. Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

RODACOSKI, J. L. Protagonistas da saúde: um jogo didático para o Ensino Médio sobre saúde sexual e reprodutiva. 2020. 142p. Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

RODRIGUES, W. O jogo como ferramenta auxiliar para o ensino de citologia no Ensino Médio. 2020. 87p. Dissertação (mestrado profissional) – Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

SANTOS, E. A. C. Bingo da síntese de proteínas: uma proposta pedagógica para aulas de Biologia do Ensino Médio. 2020. 127p. Dissertação (mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Biologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SILVA, V. D. Análise comparativa sobre aula teórica e jogo didático para o ensino sobre a diversidade da vida. 2019a. 81p. Dissertação (mestrado) – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SILVA, R. C. A. Contribuições do role playing game como recurso didático para o ensino de ecologia. 2019b. 120p. Dissertação (mestrado profissional) – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco.

SILVA, S. L. Os conteúdos da genética a partir do jogo didático trilha das ervilhas. 2019c. 64p. Dissertação (mestrado profissional) – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco.

SILVA, J. S. Produção e utilização de jogo didático no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de metabolismo energético no Ensino Médio. 2019. 86p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Universidade Federal do Paraná, Paraná.

SILVA, J. R. Jogos educativos: uma proposta para dinamizar o ensino da parasitologia no Ensino Médio. 2020. 75p. Dissertação (mestrado) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba.

SOARES, N. R. A ludicidade como alternativa para o ensino de biomas terrestres do Brasil no Ensino Médio. 2020. 110p. Dissertação (mestrado profissional) – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

SOUSA, C. K. L. Uso de um jogo didático como metodologia ativa no ensino do conteúdo expressão gênica. 2019. 83p. Dissertação (mestrado) – Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba, Paraíba.

SOUZA, R. W. L. S. Jogos didáticos em botânica: percepção de professores e alunos. 2023. 177p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Universidade Federal do Paraná, Paraná.

SOUZA, L. Uso de jogos didáticos no ensino de botânica. 2019. 45p. Dissertação (mestrado profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Universidade Federal do Paraná, Paraná.

SPERATTI, M. S. Jogo didático para o ensino de evolução: seleção natural em ação. 2022. 59p. Dissertação (mestrado) – Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

TULER, N. T. Desenvolvimento de um jogo investigativo sobre evolução do cérebro humano no Ensino Médio. 2019. 86p. Dissertação (mestrado profissional) – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1926.

Downloads

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Alves, J. A., & de Almeida Cavalcante Brandão Nunes, L. (2025). POTENCIALIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DE JOGOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NACIONAL: . Educação E (Trans)formação, 1(1), 64–78. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7535

Edição

Seção

Artigos