UM INVENTÁRIO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO REGIONAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS

Autores

  • Danielle da Silva Ferreira Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco Mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco Professora da Rede Municipal de Educação de Garanhuns – PE

Palavras-chave:

Anos iniciais, Ensino de História, Livro didático Regional.

Resumo

Esse texto tem por objetivo caracterizar o escopo epistemológico que cerca a concepção de livro didático regional de História, bem como analisar as formas como os objetos culturais “livro didático” e “livro didático regional” aparecem nas pesquisas acadêmicas de 2008 à 2013. Partimos do pressuposto de que esse tipo de pesquisa faz-se ausente do cenário acadêmico, tendo em vista estudos anteriores, como de Caimi (2013), que já anunciavam a carência de investigações sobre publicações didáticas regionais no cenário analítico cadêmico brasileiro. Constatamos, a partir de pesquisa em base de dados online, que as obras didáticas regionais, enquanto espaço de criação simbólica, de produção histórica humana e de registro de narrativa didática/histórica, apresentam-se como um campo frutífero de inquirições, especialmente por confirmarmos sua falta no cenário atual. Registramos a importância desse estudo para que demais pesquisadores atentem para este silêncio historiográfico e que, nessa premissa, o livro didático e o livro didático regional possam se consolidar cada vez mais como objeto de investigação pedagógica e histórica.

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Publicado

2016-04-18

Como Citar

Ferreira, D. da S. (2016). UM INVENTÁRIO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO REGIONAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS. Educação E (Trans)formação, 1(1). Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/764

Edição

Seção

Artigos