ANÁLISE DAS RELAÇÕES SÓCIO-PROFISSIONAIS EM ORGANIZAÇÕES DO CAMPO EDUCACIONAL: IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Jamerson Kemps Moura Mestre em Antropologia e graduado em História pela UFPE Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra / Portugal

Palavras-chave:

Teoria Social, Políticas Públicas, Gestão Democrática da Educação.

Resumo

O presente artigo apresenta uma breve revisão da teoria social e da literatura que versa sobre educação a respeito da relação entre indivíduos e organizações. Como objetivo específico, procurou-se desenvolver uma sociologia das organizações que permita iluminar as características do campo educacional em vista da implementação de políticas públicas. No caso de Pernambuco, investiga-se como as mudanças governamentais sobre o que se entende como gestão democrática da educação apresenta-se como problema no que tange a implementação dessa política, já que a mesma tende a ser interpretada de maneira difusa entre os vários atores sociais que compõem o campo. Consideramos que os objetivos impostos pelo Estado são compostos de forma hegemônica por referenciais teóricos forjados por indivíduos em contextos socioculturais diferentes, o que termina por não contemplar as características dos grupos e indivíduos que compõe o campo local.

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Publicado

2016-04-18

Como Citar

Moura, J. K. (2016). ANÁLISE DAS RELAÇÕES SÓCIO-PROFISSIONAIS EM ORGANIZAÇÕES DO CAMPO EDUCACIONAL: IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Educação E (Trans)formação, 1(1). Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/771

Edição

Seção

Artigos