ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DAS ETAPAS DA METODOLOGIA DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA
Palavras-chave:
ensino superior, Pesquisa. Processo metodológico. Teoria., Práticas experimentais investigativasResumo
Os métodos científicos envolvem a consolidação de etapas investigativas que norteiam uma pesquisa. Faz-se necessário que os discentes possam ter clareza sobre cada fase para que a aplicação e desenvolvimento da elaboração de projetos científicos tenham maior fluidez. O objetivo desse trabalho é apresentar uma sequência didática sobre o uso do ensino investigativo como estratégia para a compreensão das etapas de uma pesquisa científica. A atividade foi desenvolvida e aplicada na Universidade Federal do Amazonas, campus de Coari, com 14 discentes do 9º período no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Foi apresentado quatro líquidos transparentes que após observações, criação de hipóteses, experimentação investigativa, culminaram na identificação dos líquidos avaliadas mediante as características e propriedades. O uso da investigação e associação com as etapas do método científico possibilitou maior compreensão de como realizar um projeto acadêmico e contribuiu para o engajamento dos discentes.Downloads
Referências
Amoras, Fernando Castro; Amoras, Aluana Vilhena. A pesquisa no ensino superior: um ensaio sobre metodologia científica. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v.6, n. 3, p. 127-136, set./dez. 2016.
Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 510, de 07 de abri de 2016. Disponível em: <https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf>. Acesso em: 30 de mar. 2025.
Demo, Pedro. Educar pela pesquisa. 15. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004
Dumke, Gustav Oscar et al. Metodologia científica como disciplina eletiva para medicina veterinária?. Contraponto: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 6, n. 9, p. 144-162, 2025.
Flores, Julia; Caballero Sahelices, María Concesa; Moreira, Marco Antonio. El laboratorio en la enseñanza de las ciencias: Una visión integral en este complejo ambiente de aprendizaje. Revista de investigación, v. 33, n. 68, p. 75-111, 2009.
Gil-Pérez, D.; Castro, P. Váldes. La orientacion de las prácticas de laboratório con investigacion: Um ejemplo ilustrativo. Enseñanza de Las Ciências, v.14, n.2, p.155-163, 1996.
Mattar, João; Souza, Álvaro Luiz Merici; De Oliveira Beduschi, Jonas. Games para o ensino de metodologia científica: revisão de literatura e boas práticas. EFT: Educação, Formação & Tecnologias, v. 10, n. 1, p. 3-19, 2017.
Oliveira, C. M. De .; Suassuna, J. F. .; Bernardo, A. M. G.; Silva, F. G. Da. Experimental research collaborates in the Scientific Methodology teaching-learning process: an experience in Agronomic Engineering . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e37311225642, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25642. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25642. Acesso em: 31 mar. 2025.
Ribeiro, Felipe de Azevedo Silva et al. A Metodologia Científica ao Alcance de Todos como ferramenta para despertar a vocação científica de estudantes. Revista Educação Pública, v. 3, n. 1, 2024.
Silva Júnior, Ernandes Resende; Lodi, Ivana Guimarães. A importância do desenvolvimento da Pesquisa Científica no Ensino Superior. Revista Evidência, v. 17, 2024.
Suart, R. De C.; Marcondes, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. pp.50-74, 29 mar. 2009.
Rodrigues , M. F. R.; Costa, F. J. Metodologia Científica: Minicurso realizado por um Clube de Ciências durante a pandemia . Revista Interdisciplinar Sulear, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 110–125, 2022. DOI: 10.36704/sulear.v1i12.6790. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6790. Acesso em: 31 mar. 2025.
Mendes, M. D. N.; Matos, J. W. V. A leitura acadêmica como prática discursiva para o ensino de metodologia científica. Revista da ABRALIN, p. 1104-1118, 2021.
Yamaguchi, K. K. L.; Furtado, M. A. S. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Educação Online, v. 13, n. 28, p. 108-125, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Salatiel da Rocha Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR