ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DAS ETAPAS DA METODOLOGIA DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

ensino superior, Pesquisa. Processo metodológico. Teoria., Práticas experimentais investigativas

Resumo

Os métodos científicos envolvem a consolidação de etapas investigativas que norteiam uma pesquisa. Faz-se necessário que os discentes possam ter clareza sobre cada fase para que a aplicação e desenvolvimento da elaboração de projetos científicos tenham maior fluidez. O objetivo desse trabalho é apresentar uma sequência didática sobre o uso do ensino investigativo como estratégia para a compreensão das etapas de uma pesquisa científica. A atividade foi desenvolvida e aplicada na Universidade Federal do Amazonas, campus de Coari, com 14 discentes do 9º período no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Foi apresentado quatro líquidos transparentes que após observações, criação de hipóteses, experimentação investigativa, culminaram na identificação dos líquidos avaliadas mediante as características e propriedades. O uso da investigação e associação com as etapas do método científico possibilitou maior compreensão de como realizar um projeto acadêmico e contribuiu para o engajamento dos discentes.

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Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010), em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008) e em licenciatura em química pela Universidade Única (2022). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. É bolsista de produtividade da FAPEAM em CTI . Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA), Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA) e Bioprocessos Avançados na Química de Produtos Naturais para o Desenvolvimento Nacional pela Biodiversidade (ABC-NP). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, frutas Amazônicas, caracterização química de substâncias fenólicas e desenvolvimento de biotecnologias aplicadas a saúde das populações Amazônicas. Atua no desenvolvimento e fortalecimento da bioeconomia e extrativismo, desenvolvimento sustentável e cadeias produtivas dos recursos naturais Amazônicos, principalmente relacionada ao açaí. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais. Professora no Mestrado Profissional em Ensino de Física - pólo UFAM ICET/ISB.

Salatiel da Rocha Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Sociedade e Cultura, pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/ICHL), Mestre em Educação (UA/UFAM), Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Professor adjunto na Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Yamaguchi, K. K. de L., & Gomes, S. da R. (2025). ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÃO DAS ETAPAS DA METODOLOGIA DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 16–29. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7714

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Seção

Artigos