Interferências da oralidade na produção escrita

Autores

  • Jeanne de Albuquerque de Mello

Palavras-chave:

Alunos, Escola, Oralidade, Escrita, Cidadania

Resumo

Este trabalho nasceu da necessidade de pesquisar e refletir acerca de algumas contribuições para o ensino da língua. Para que isso aconteça, ne cessitamos de uma prática docente que exerça seu papel de agente transformador da sociedade, trabalhando com as diferenças, procurando minimizar as dificuldades do aluno e tornando-o sujeito de seu próprio discurso. Sempre que nos deparamos com as produções do nosso alunado, somos levados a repensar a problemática das variedades lingüísticas. Nesse sentido, a escola tem como um de seus objetivos possibilitar aos alunos o acesso à norma culta, rompendo com as idéias antigas e inovando para que haja um desenvolvimento pleno na construção das habilidades de ler e escrever. Dessa forma, pretendemos contribuir para a propagação de uma escola que, além de ser um dos ambientes mais favoráveis na formação dos jovens para o exercício da cidadania, lhes oportunize, de fato, o domínio da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Jeanne de Albuquerque de Mello

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e suas Novas Tecnologias. Professora da Rede Pública Estadual e Municipal do Cabo de Santo Agostinho. Integra a equipe técnica EJA na SEDUC do mesmo município. Membro efetivo do NIEL – UFRPE. Ministra formação continuada de professores do Bras il Alfabetizado – Cabo de Sto. Agostinho.

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Publicado

2021-03-18

Como Citar

de Albuquerque de Mello, J. . (2021). Interferências da oralidade na produção escrita. Encontros De Vista, 1(1), 63–78. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4226

Edição

Seção

Artigos