Texto/discurso fundador versus texto/discurso modificado

a representação da identidade pernambucana na linguagem publicitária

Autores

  • Mari Noeli Kiehl Iapechino
  • Valéria Severina Gomes

Palavras-chave:

Discurso, Texto, Intertextualidade, Identidade, Publicidade

Resumo

Com as convicções de que as identidades evocam uma origem fundadora (passado histórico), com a qual mantêm certa correspondência, e que o ocessopr identitário se desenvolveno interior de formação e práticas discursivas específicas, objetiva-se abalizar as condições de produção da identidade recifense pelo viés da análise do verbal e do não-verbal em discursos publicitários. Trata-se de um estudo sobre o discurso publicitário considerado como objeto de significação e de comunicação, mosaico organizado e estruturad o a partir de sentidos que emanam de um contexto sócio- histórico, em que enunciados são recuperados e modificados, e sobre a intertextualidade como processo de apropriação de um texto em outro, quer para reproduzir sentidos incorporados quer para transformá-los.

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Biografia do Autor

Mari Noeli Kiehl Iapechino

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); líderes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL); idealizadora da Revista Encontros de Vista.

Valéria Severina Gomes

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); líderes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL); idealizadora da Revista Encontros de Vista.

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Publicado

2021-03-18

Como Citar

Kiehl Iapechino, M. N., & Gomes, V. S. . (2021). Texto/discurso fundador versus texto/discurso modificado: a representação da identidade pernambucana na linguagem publicitária. Encontros De Vista, 1(1), 95–113. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4228

Edição

Seção

Artigos