Texto/discurso fundador versus texto/discurso modificado

a representação da identidade pernambucana na linguagem publicitária

Autores/as

  • Mari Noeli Kiehl Iapechino
  • Valéria Severina Gomes

Palabras clave:

Discurso, Texto, Intertextualidade, Identidade, Publicidade

Resumen

Com as convicções de que as identidades evocam uma origem fundadora (passado histórico), com a qual mantêm certa correspondência, e que o ocessopr identitário se desenvolveno interior de formação e práticas discursivas específicas, objetiva-se abalizar as condições de produção da identidade recifense pelo viés da análise do verbal e do não-verbal em discursos publicitários. Trata-se de um estudo sobre o discurso publicitário considerado como objeto de significação e de comunicação, mosaico organizado e estruturad o a partir de sentidos que emanam de um contexto sócio- histórico, em que enunciados são recuperados e modificados, e sobre a intertextualidade como processo de apropriação de um texto em outro, quer para reproduzir sentidos incorporados quer para transformá-los.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mari Noeli Kiehl Iapechino

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); líderes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL); idealizadora da Revista Encontros de Vista.

Valéria Severina Gomes

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); líderes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL); idealizadora da Revista Encontros de Vista.

Citas

CAMPOS, Edson Nascimento; Cury, Maria Zilda Ferreira. Fontes Primárias: saberes em movimento. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, n. 1-2, São Paulo, janeiro/dezembro de 1997.

CARDOSO de OLIVEIRA, Roberto. Identidade, Etnia e Estrutura Social. São Paulo: Pioneira Editora, 1976.

CARVALHAL, Tânia Franco. O Próprio e o Alheio : ensaios de literatura comparada. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS, 2003.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução . 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.

CASTRO, Lucia Rebello de. Uma Teoria da Infância na Contemporaneidade. In. CASTRO, Lúcia Rebello de (Org.). Infância e Adolescência na Cultura do Consumo. Rio de Janeiro: NAU, 1998.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In. LANE, Silvia T. Maurer; CODO, Wanderley (Org.). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 19 89.

DAHLET, Patrick. Reflexões sobre a Prática Publicitária.In: O Discurso Publicitário– Instrumentos de Análise. Yaracylda Oliveira Farias (Org.). Recife: Editora Universitária – UFPE, 1996.

DIAS, Terezinha de Jesus de Oliveira. A Publicidade e o Saber Comum da Memória Social. Recife, PE: Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística [Dissertação de Mestrado], 2003.

KRISTEVA, Júlia. Word, Dialogue and Novel. In: T. (Ed.)The Kristeva Reader. Oxford: Basil Blackwell, 1986.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso.Trad. Freda Indursky. 3 ed. Campinas,SP: Editora da UNICAMP, 1997.

ORLANDI, Eni P. A Linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso. 2 ed., Campinas, SP: Pontes, 1987.

PÉTILLON, Pierre-Yves. Oh! Chicago: images de la ville en chantier. In: BAUDRILLARD, Jean et al. Citoyenneté et Urbanité.Paris, Editions Espirit, 1991. Apud CANCLINI, Néstor Gárcia. Consumidores e Cidadãos.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995.

QUESNEL, Louis. A Publicidade e sua Filosofia. In. Diversos. Os Mitos da Publicidade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1974.

RUSHDIE, Salman. O Último Suspiro do Mouro . São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SANDMANN, Antônio. A Linguagem da Propaganda. 7 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2003. (Coleção Repensando a Língua Portuguesa).

SOUZA, Octávio.Fantasia de Brasil: as identificações na busca de identidade nacional. São Paulo: Escuta, 1994

Publicado

2021-03-18

Cómo citar

Kiehl Iapechino, M. N., & Gomes, V. S. . (2021). Texto/discurso fundador versus texto/discurso modificado: a representação da identidade pernambucana na linguagem publicitária. Encontros De Vista, 1(1), 95–113. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4228

Número

Sección

Artigos