A cultura afo-brasileira no saber escolar comtemporâneo

articulando histórias, linguagens, memórias e identidades

Autores

  • Gustavo Manoel da Silva Gomes
  • Luiz Domingos do Nascimento Neto

Palavras-chave:

Linguagem, História Afro-brasileira, Mem´ória, Identidade, Ensino

Resumo

Neste trabalho, discute-se o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira em sala de aula, refletindo-se sobre a importância da linguagem como instrumento de configuração de novos saberes. Para tanto, faz-se uma abordagem histórica alusiva aos processos de aprendizagem acerca da história da África e da cultura afro-brasileira, situando-os em diferentes momentos. As perspectivas teóricometodológicas adotadas correspondem ao Interacionismo Lingüístico e à Nova História Cultural, o que possibilita maior variedade de abordagens e interpretações sobre as relações entre os signos e os sujeitos em seus contextos históricos específicos. Ao final deste artigo, apresentam-se algumas possibilidades de ação que podem favorecer a ressignificação dos saberes, das memórias e das identidades, a partir de uma articulação entre a História e a Linguagem que favoreça novas práticas docentes no ensino de História da Cultura Afro-Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Manoel da Silva Gomes

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL/UFRPE), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco (NEPHEPE/UFPE) e do Grupo de Estudos sobre Ensino e Saberes Históricos (GRESH/UFRPE); e pesquisador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFRPE).

Luiz Domingos do Nascimento Neto

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), membro do Grupo de Estudos da Cultura Afro-Brasileira (GECAB/UFRPE) e do Grupo de Estudos sobre Ensino e Saberes Históricos (GRESH/UFRPE).

Referências

ALBUQUERQUE Jr, Durval M. História: a arte de inventar o passado - ensaios de Teoria da História. Bauru, SP: Edusc, 2007.

BENJAMIN, Roberto. E. C. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira. João Pessoa: Grafset, 2004.

BRANDÃO, Carlos. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2002. (Coleção Primeiros Passos; 73)

BURKE, Peter (Org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Ed. Universidade Estadual Paulista, 1992.

CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 1982.

CARVALHO, José M. A Formação das Almas: o imaginário da República no Brasil. São. Paulo, Companhia das Letras, 1990.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

FONSECA, Selva. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HOLANDA, Sérgio. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.

ITANI, Alice. Vivendo o Preconceito em Sala de Aula. In: AQUINO, Julio (Org.). Diferenças e Preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

KARNAL, Leandro. (org.) História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007.

LE GOFF, Jaques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

MENESES, Adélia. Memória e Ficção. In: Resgate – Revista de Cultura do Centro de Memória da Unicamp, nº 3. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1991.

PRADO Jr, Caio. Evolução Política do Brasil: colônia e império. São Paulo: Brasiliense, 1999.

PRIORE, Mary. Ritos da Vida Privada. In: SOUZA, Laura. (org.) História da Vida Privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. Vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SEFFNER, F. Leitura e escrita na história. In: NEVES, I. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2006.

SCHIRATO, Maria. OJIMA, Mitiko. PINTO, Tereza. e SOUZA, Uércia. Critérios de avaliação seriação x ciclos de aprendizagem. In: ARAÚJO, Gilda. e LUNA, Maria José. (org.) Formação de Professores em Língua Portuguesa: novas experiências. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2005.

TRINDADE, Solano. Cantares a meu povo. São Paulo: Fulgor, 1961.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

Gomes, . G. M. da S., & Nascimento Neto, L. D. do . (2021). A cultura afo-brasileira no saber escolar comtemporâneo: articulando histórias, linguagens, memórias e identidades. Encontros De Vista, 2(2), 4–17. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4279

Edição

Seção

Artigos