As funções do pronome "se"

entre Othoniel Motta e Said Ali

Autores

  • Jarbas Vargas Nascimento
  • Wendell Lessa Vilela Xavier

Palavras-chave:

Historiografia Lingüística, Gramática científica, Pronome

Resumo

Este trabalho tem como objetivo examinar a polêmica travada entre Othoniel Motta e Said Ali, no início do século XX. Tomamos como objeto de estudo o documento O Pronome SE, opúsculo escrito por Othoniel Motta no qual ele apresenta oito razões que fundamentam sua tese sobre o pronome SE, contrapondo-se à posição defendida por Said Ali. Othoniel Motta e Said Ali são gramáticos do período histórico-lingüístico, considerado o período da “gramática científica”, caracterizado pela descrição e análise dos fatos da língua a partir, geralmente, de métodos funcionais, distribucional, gerativo e de valências. Esse período se caracterizou, mundialmente e em todas as ciências humanas, pela passagem do idealismo ao cientificismo, em que as ciências passaram por profundas transformações, especialmente na definição de seus objetos e métodos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarbas Vargas Nascimento

Doutor em Lingüística pela USP e Professor Titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Wendell Lessa Vilela Xavier

Doutorando em Língua Portuguesa pela PUCSP. Professor das Faculdades do Instituto Superior de Educação Santo Agostinho, em Montes Claros-MG.

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. São Paulo: Nacional, 1985.

CAVALIERE, Ricardo. Fonologia e Morfologia na Gramática Científica Brasileira. Niterói: EDUFF, 2000.

GARCEZ, Robson do Boa Morte. Origem da Igreja Cristã de São Paulo e a Contribuição de Alguns de seus Membros para a Formação da FFLCH/USP – Uma expressão da Liberdade Religiosa. São Paulo: 2007. Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 9ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MOTTA, Othoniel. O Pronome “Se”: réplica ao professor Said Ali. 2 ed. Campinas: Casa de Genou, 1916.

NASCIMENTO, Jarbas Vargas (org.). A Historiografia Lingüística: Rumos possíveis. São Paulo: Pulsar, 2005.

REIS, José Carlos. A História entre a Filosofia e a Ciência. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SITE

BECHARA, Evanildo. Prefácio a ALI, Said. Investigações Filológicas. www.lucerna.com.br/downloads/8586930482.pdf (acesso em 28 de outubro de 2008).

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

Nascimento, J. V. ., & Xavier, W. L. V. . (2021). As funções do pronome "se": entre Othoniel Motta e Said Ali. Encontros De Vista, 2(2), 24–34. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4281

Edição

Seção

Artigos