Imagens de si em manuscritos do século XIX
Ethos e autoria em cartas pessoais
Palavras-chave:
Autoria, Ethos, Manuscritos, RepresentaçãoResumo
Se, por um lado, conceber-se ethos, a partir da perspectiva de Maingueneau (1995; 1997; 2001; 2005 e 2006), como a imagem de si que o sujeito constrói em seu discurso implica lidar com representações sociais que poderão determinar tanto essa apresentação de si como relações de pertencimento e de poder; por outro, ocuparse com o funcionamento da autoria implica lidar com a relação do sujeito com o outro. Partindo-se da concepção de não-acabamento do autor e de que o acabamento do outro somente se faz possível, pois o autor situa-se fora dele, propõe-se, neste estudo, a análise de manuscritos do século XIX, com o intuito de observar as formas de representação do sujeito-autor desses manuscritos em suas relações com seu outro – os sentidos desse autor e de seu outro significam e são significados também em função de um tempo, de uma sociedade e de uma cultura e marcam-se no discurso.Downloads
Referências
AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso. Trad. Dílson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005.
DISCINI, N. Diário e carta: questões de gênero e de estilo. In: Congresso Internacional da ABRALIN (4:2005) / Anais do IV Congresso Internacional da ABRALIN. Brasília:[s.n.], 2005, p. 559-565.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 5ª ed., São Paulo: Loyola, 2000.
_____. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Vega, 1992, pp. 127-160.
MAINGUENEAU, D. Discurso literário. Trad. Adair Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.
MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In Amossy, R. (org.). Imagens de si no discurso. Trad. Dílson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005a.
_____. Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2005.
_____. Análise de textos em comunicação. Trad. Cecília P de Souza e Silva. São Paulo: Cortez, 2001.
_____.Novas tendências em Análise do Discurso. 3ª ed., Trad. Indursky, F. Campinas, SP: Pontes e Editora da UNICAMP, 1997.
_____. O contexto da obra literária. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.