Imagens de si em manuscritos do século XIX

Ethos e autoria em cartas pessoais

Autores

  • Mari Noeli Kiehl Iapechino
  • Valéria Severina Gomes

Palavras-chave:

Autoria, Ethos, Manuscritos, Representação

Resumo

Se, por um lado, conceber-se ethos, a partir da perspectiva de Maingueneau (1995; 1997; 2001; 2005 e 2006), como a imagem de si que o sujeito constrói em seu discurso implica lidar com representações sociais que poderão determinar tanto essa apresentação de si como relações de pertencimento e de poder; por outro, ocuparse com o funcionamento da autoria implica lidar com a relação do sujeito com o outro. Partindo-se da concepção de não-acabamento do autor e de que o acabamento do outro somente se faz possível, pois o autor situa-se fora dele, propõe-se, neste estudo, a análise de manuscritos do século XIX, com o intuito de observar as formas de representação do sujeito-autor desses manuscritos em suas relações com seu outro – os sentidos desse autor e de seu outro significam e são significados também em função de um tempo, de uma sociedade e de uma cultura e marcam-se no discurso.

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Biografia do Autor

Mari Noeli Kiehl Iapechino

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e idealizadora / membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL).

Valéria Severina Gomes

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e idealizadora / membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL).

Referências

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

Iapechino, M. N. K. ., & Gomes, V. S. . (2021). Imagens de si em manuscritos do século XIX: Ethos e autoria em cartas pessoais . Encontros De Vista, 2(2), 54–68. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4283

Edição

Seção

Artigos