O racismo e algumas relações afetivas
uma análise de práticas discursivas constitutivas de identidades étnico-raciais
Palavras-chave:
Identidades, Auto-narrativas, Relacionamento afetivoResumo
O trabalho apresenta uma análise, em fase introdutória, de práticas discursivas que permeiam autonarrativas elaboradas por professoras de escolas públicas do Rio Grande do Norte. O propósito é desenvolvermos uma pesquisa em torno de marcas identitárias traduzidas nos discursos das docentes, vinculadas ao seu pertencimento étnico-racial. O destaque é para ações discriminatórias que perpassam a vida das colaboradoras em decorrência de relacionamentos conjugais inter-raciais vivenciados. Teoricamente, ancoramos a discussão em aparatos sobre questões raciais, com destaque para as ideias de Guimarães (2004 a 2006) e Munanga (2004).Downloads
Referências
AZEVEDO, Thales de. Democracia racial: ideologia e realidade. Petrópolis, Vozes, 1975.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Preconceito e discriminação: queixas de ofensas e tratamento desigual de negros no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo. Ed. 34, 2004.
___________. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo. Ed. 34, 2005.
___________. Classes, raças e democracia. São Paulo: Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo. Ed. 34, 2006.
GUIMARÃES, Antônio S. A. & HUNTLEY, Lyan. (Org.). Tirando a máscara: ensaios sobre o racismo no Brasil São Paulo: Paz e Terra, 2000.
HOFBAUER, Andréas. Uma história do branqueamento ou negro em questão. São Paulo: UNESP, 2006.
IANNI, Octávio. Raças e classes sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1966.
MOUTINHO, Laura. Razão, cor e desejo. Uma análise comparativa sobre relacionamentos afetivo-sexuais no Brasil. São Paulo: UNESP, 2004.
MUNANGA, Kabelengue. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.