Possibilidades para a construção do conhecimento humano
Palavras-chave:
Conhecimento, Desenvolvimento, Homem, ConstruçãoResumo
A construção do conhecimento humano alicerça-se nas experiências cultural e social do homem, a partir de sua concepção de mundo. Diante da análise dos estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon), ficou claro que a influência dos meios social, histórico e cultural contribui significativamente no processo de desenvolvimento do indivíduo. Desse modo, este artigo procura discutir como a formação cognitivosocial desse indivíduo acompanha a evolução das mudanças ocorridas ao longo de sua vida no seu contexto social, histórico e cultural.Downloads
Referências
BARQUERO, R. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1998.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
BUZZI, A. R. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento, a linguagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
COLL, C. A. MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. e colaboradores. Psicologia evolutiva: conceito, enfoques, controvérsias e métodos. 2ª ed. Porto Alegre, RS: Editora Artmed, 2004.
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1996.
FURTH, H.G. Piaget na sala de aula. Rio de Janeiro: Farense Universitária, 1997.
LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LAVILLE, C. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa. Trad. Heloisa Monteiro e Francisco Setlineri. Porto Alegre,RS: Artes Médicas Sul Ltda, 1999.
LEONTIEV, A.; VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.
LIMOEIRO, C. M. Ideologia de desenvolvimento. Brasil: K-JQ. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LURIA, A. R. A construção da mente. São Paulo: Ícone, 1992.
MOREIRA, M. A. Teoria de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogos, sonho, imagem e representação. Rio de janeiro: Koagam, 1978.
_____. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1977.
VAN DER VEER, R. Vygotsky: uma síntese. São Paulo, Edições Loyola, 1996.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WALLON, H. Do acto ao pensamento. Lisboa: Ed. Portugália, 1966.
ZABALA, A. A. Prática educativa - como ensinar. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.