Educação Escolar e Transdisciplinaridade
Palavras-chave:
Educação, Transdiciplinaridade, Paradigma, Crise, Prática educativaResumo
Este texto trata da inter-relação educação e transdisciplinaridade. Através de uma linguagem reflexiva, apresenta-se a não-neutralidade da educação escolar, a crise de natureza epistemológica, conceitual, teórica e metodológica pela qual ela passa nos dias atuais. Apresenta-se a transdisciplinaridade como uma alternativa à prática educativa, fazendo notar os ganhos que se tem no processo ensinoaprendizagem, quando da aplicação da transdisciplinaridade em sala de aula.Downloads
Referências
FERREIRA, Hugo Monteiro. A Literatura na Sala de Aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação da UFRN, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FRIAÇA, Amâncio et al (Org.). Educação e Transdisciplinaridade III . São Paulo: Triom, 2005.
JAPIASSÚ, Hilton. A Crise da Razão e do Saber Objetivo. São Paulo: Letras e Letras, 1996.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2003.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da Razão Sensível. Rio de Janeiro: Vozez, 1997.
MORIN, Edgar. Sete Saberes à Educação do Futuro. Sâo Paulo: Cortez, 2000.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Editora Triom, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um Discurso sobre as Ciências. São Paulo: Cortez, 2001.
SOMMERMAN, Américo et al (Org.). Educacão e Transdisciplinaridade II . São Paulo: UNESCO/USP/CETRANS/TRIOM, 2002.
VALLE, Lilian do. A Escola Imaginária. Rio de Janeiro: LP&M, 1996.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.