Mídia e Sociedade
processos de (re)configurações das Identidades Socioculturais
Palavras-chave:
Mídia, Tecnologia, Identidade socioculturalResumo
Aborda-se, neste artigo, a forte participação da mídia, através da (re)produção dos discursos veiculados pelos meios de comunicação de massa, na vida social e na sua configuração organizacional. A importância de se observar a mídia como elemento ativo nos processos socioculturais surge a partir da compreensão de que seus produtos discursivos provocam, no sujeito social, descentração dos sentimentos de pertencimento, produzindo novas figurações em suas identidades tradicionais historicamente convencionadas. Assim, este trabalho tem por objetivo a análise das influências e dos reflexos da mídia nos processos e práticas sociais, buscando compreender as (re)configurações das identidades socioculturais. Conforme as conjecturas elaboradas, os resultados parciais já apontam a mídia como um dos principais elementos responsáveis pela amalgamação ou descontinuidade da identidade sociocultural, sobretudo, nas sociedades com maior acesso à tecnologia, nas quais as transformações, produzidas pela contínua modificação estrutural, tantas vezes, podem ser abreviadas em seu processo pela forte influência midiática, que, ao possibilitar largo contato entre culturas distintas, contribui amplamente com um estreitamento de fronteiras que “globaliza” o mundo proporcionalmente ao constante avanço tecnológico.Downloads
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