Jacques Derrida e a desconstrução

uma introdução

Autores

  • Neurivaldo Campos Pedroso Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Palavras-chave:

Desconstrução, Corrente teórica, Análise

Resumo

O artigo apresenta uma introdução à corrente teórica denominada Desconstrução, corrente esta que tem em Jacques Derrida um de seus precursores. A discussão estará centrada na análise de duas obras de Derrida: A escritura e diferença e Gramatologia, que podem ser entendidas como o marco inicial da Desconstrução. Procuraremos demonstrar que, sob a égide da Desconstrução, coadunam-se questões filosóficas, literárias, políticas e intelectuais que proporcionaram um abalo no pensamento metafísico ocidental, já que ele se apoiava, muitas vezes, em relações binárias para estabelecer uma hierarquia ou supremacia de um termo sobre o outro. Destacaremos que a reflexão empreendida por Jacques Derrida apresenta-se como um incessante trabalho de investigação que coloca sob suspeita os discursos da Filosofia e das Ciências Humanas, da Literatura e da História, da Fenomenologia e da Psicanálise, ao questionar, inclusive, o próprio conceito clássico de ciência. Textos de Husserl, Heidegger, Levinas e, também, de Mallarmé, Artaud, Joyce, Bataille, ou, ainda, de Saussure, Freud e Lacan serão "desconstruídos" por Derrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neurivaldo Campos Pedroso Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Assessor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Dourados – SEMED.

Referências

BARTHES, Roland. Oeuvres Complètes. Tome III: 1966 - 1973. Paris: Editions du Seuil, 1994.

BENNINGTON, Geoffrey; DERRIDA, Jacques. Jacques Derrida. Trad. Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

COSTA, Rogério da (Org.). Limiares do Contemporâneo: entrevista. São Paulo: Editora Escuta, 2003.

CULLER, Jonathan. Sobre a Desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Trad. Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997.

______. Teoria Literária: uma introdução. Sandra Vasconcelos. São Paulo: Becca, 1999.

DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elizabeth. De que amanhã . . . diálogos. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. Trad. Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 2005.

______. Gramatologia. Trad. Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2004.

_____. A Escritura e a Diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2002.

______. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

______. Posições. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

______. A Voz e o Fenômeno: introdução ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

______. Margens da Filosofia. Trad. Joaquim Costa, António M. Magalhães. Campinas, SP: Papirus, 1991.

______. La Dissémination. Paris: Éditions du Seuil, 1972.

GLENADEL, Paula. Derrida e os Poetas: de margens e marcas. In: NASCIMENTO, Evando; GLENADEL, Paula (Orgs.). Em Torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.

HOISEL, Evelina. A Disseminação dos Limiares nos Discursos da Contemporaneidade. In: CARVALHAL, Tania Franco (Coord.). Culturas, Contextos e Discursos: limiares críticos no comparatismo. Porto Alegre, RS: Ed. UFRGS, 1999.

JOHNSON, Christopher. La Leçon de Philosophie. In: DERRIDA, Jacques [et al.]. Passions de la Littérature. Paris: Galilée, 1996.

PERRONE-MOISÉS. Aquele que Desprendeu a Ponta da Cadeia. In: NASCIMENTO, Evando (Org.). Jacques Derrida: pensar a desconstrução. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

______. O efeito Derrida. In. Inútil Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Ética da Desconstrução. In: NASCIMENTO, Evando; GLENADEL, Paula (Orgs.). Em Torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.

SISCAR, Marcos. O Coração Transtornado. In: NASCIMENTO, Evando (Org.). Jacques Derrida: pensar a desconstrução. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Pedroso Junior, . N. C. . (2021). Jacques Derrida e a desconstrução: uma introdução. Encontros De Vista, 5(1), 48–59. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4411

Edição

Seção

Artigos